TRIAGEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO EM ESCOLARES

Authors

  • Patrícia Arruda de Souza Alcarás Universidade do Oeste Paulista
  • Nyeje Viotto Altomare Universidade do Oeste Paulista
  • Maria Cristina Alves Corazza Universidade do Oeste Paulista
  • Sandra Silva Lustosa Universidade do Oeste Paulista

Keywords:

audição, aprendizagem, triagem

Abstract

O presente estudo teve por objetivo detectar possível alteração do processamento auditivo em escolares do 6° e 7° ano do ensino fundamental de uma escola localizada no interior do estado de São Paulo. A amostra foi composta por 32 crianças, de ambos os sexos, entre a faixa etária de 10 a 13 anos. Os procedimentos para a coleta dos dados deram-se pela aplicação de um questionário estruturado, inspeção do canal auditivo externo e avaliação simplificada do processamento auditivo. Os resultados revelaram que a maioria (68,75%) possuía pelo menos uma queixa relacionada à audição, fala e linguagem, entretanto, 75% das crianças passou nos testes da avaliação simplificada do processamento auditivo. Mediante aos resultados é possível concluir que as crianças que apresentaram queixas relacionadas à audição, fala e linguagem, a maioria passou nos testes simplificados do processamento auditivo, visto que ao comparar a ocorrência de crianças sem queixas não houve relação significante.

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Author Biographies

  • Patrícia Arruda de Souza Alcarás, Universidade do Oeste Paulista
    Faculdade de Fonoaudiologia de Presidente Prudente - Ciências da Saúde
  • Nyeje Viotto Altomare, Universidade do Oeste Paulista
    Faculdade de Fonoaudiologia de Presidente Prudente - Ciências da Saúde
  • Maria Cristina Alves Corazza, Universidade do Oeste Paulista
    Faculdade de Fonoaudiologia de Presidente Prudente - Ciências da Saúde
  • Sandra Silva Lustosa, Universidade do Oeste Paulista
    Faculdade de Fonoaudiologia de Presidente Prudente - Ciências da Saúde

Published

2017-08-31

How to Cite

TRIAGEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO EM ESCOLARES. (2017). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 9(1), 58-65. https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1377

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