A INFLUÊNCIA DA REALIDADE VIRTUAL SOBRE A VELOCIDADE DA MARCHA E AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON

Autores

  • Augusto Cesinando de Carvalho Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Mariana da Cruz Souza Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho – UNESP
  • Paola Larissa de Araujo Biazini Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho – UNESP
  • Débora Toshimi Furuta Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Alice Haniuda Moliterno Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Nicoly Ribeiro Uliam Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Dyenifer Fernandes de Oliveira Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Isabella Cristina Leoci Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Isabela Bortolim Frasson Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Silas de Oliveira Damasceno Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Caroline Nunes Gonzaga Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Guilherme Yassuyuki Tacao Universidade Estadual Paulista - UNESP

Palavras-chave:

doença de parkinson realidade virtual, marcha, satisfação do paciente, fisioterapia

Resumo

A Realidade Virtual (RV) é uma ferramenta promissora utilizada na reabilitação de indivíduos com Doença de Parkinson (DP) pois promove aprendizagem motora pelo feedback multissensorial em tempo real. Trata-se de um estudo experimental de braço único cujo objetivo foi analisar a influência da RV sobre a velocidade da marcha e satisfação de indivíduos com DP. Na avaliação inicial (AV1) aplicou-se Teste de Caminhada de 10 metros (TC10), seguido do protocolo de 10 sessões com RV utilizando Nintendo WiiTM. Na avaliação final (AV2), aplicou-se novamente o TC10 seguido da Escala de Avaliação da Satisfação dos Pacientes Abreviada (SATIS-BR). O TC10 apresentou 0,91±0,20 na AV1 e 1±0,22 na AV2 não apresentando diferença significativa (p=0,187) enquanto a SATIS-BR pontuou 4,8±0,22 de um total de 5. Conclui-se que apesar do resultado não significativo, a velocidade da marcha foi mantida, expondo valores expressivos da satisfação dos participantes.

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Publicado

2020-12-10

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A INFLUÊNCIA DA REALIDADE VIRTUAL SOBRE A VELOCIDADE DA MARCHA E AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON. (2020). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 12(3), 1-9. https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/3789

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