ABORDAGEM ODONTOLÓGICA EM PACIENTE PORTADOR DE LEUCEMIA LINFOIDE AGUDA: REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar informações encontradas na literatura, que dissertem sobre a necessidade de avaliações e assistências odontológicas em pacientes portadores de leucemias, para que a equipe multiprofissional possa proporcionar ao paciente uma realidade menos agressiva da doença, seja na fase de preparação, tratamento ou manutenção. O presente estudo foi desenvolvido por meio da análise documental da produção bibliográfica obtida nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), LILACS, MEDLINE, PubMed e SciELO. A intervenção odontológica reduz a frequência de problemas, minimizando o risco de infecções bucais e complicações associadas. Portanto, a consulta odontológica de um paciente recém-diagnosticado com leucemia deve ser feita o quanto antes, para que haja tempo suficiente para tomar os devidos cuidados antes do início da terapia do câncer. Embora o cirurgião-dentista não sendo responsável pelo tratamento do câncer é importante no tratamento das complicações bucais das doenças e do seus tratamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.