CORRELAÇÃO ENTRE O GASTO ENERGÉTICO, PESO CORPORAL E MASSA MAGRA DE MULHERES SEDENTÁRIAS E ATIVAS

Autores

  • Maira Tatiana Viviani UNOESTE
  • Manoel Carlos Spiguel Lima UNOESTE
  • Jair Rodrigues Garcia Júnior Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Palavras-chave:

Consumo de oxigênio, Exercício físico, Treinamento, Gordura corporal, Massa magra.

Resumo

O objetivo foi verificar as correlações do consumo de oxigênio (VO2) e gasto energético de repouso (GER) com o peso corporal e com a massa magra (MM) de mulheres. Voluntárias de 18-28 anos, 15 sedentárias (S) e 15 fisicamente ativas (A) com índice de massa corporal entre 20-25 Kg/m2 foram medidas em seu peso, espessura das dobras cutâneas e calculados o percentual de gordura (%G) e MM. O VO2 foi medido em analisador de gases e o GER calculado por calorimetria indireta. Utilizou-se o teste de correlação de Pearson para verificar as relações. As diferenças do peso corporal (0,2 Kg) e da MM (1,2 Kg) entre os grupos não foram significativas. O %G foi 27,83,0 para S e 25,43,0 para A (p<0,05). O VO2 foi 0,150,02 para S e 0,130,03 L/min para A (p<0,05), enquanto o GER teve diferença de apenas 0,05 Kcal/min. Correlações significativas (p<0,05) foram observadas no grupo S entre MM e GER (r=0,58) e entre MM e VO2 (r=0,52). Concluímos que a atividade física provocou diminuição benéfica na gordura corporal, mas também a diminuição não desejável do VO2 em repouso. Apesar do peso corporal e massa magra não terem sido diferentes, houve pequena redução do GER do grupo das fisicamente ativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jair Rodrigues Garcia Júnior, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
    Graduado em Educação Física - Faculdade de Ciências da UNESP - Campus de Bauru (SP) Mestre em Alimentos e Nutrição - Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP - Campus de Araraquara Doutor em Fisiologia Humana - Instituto de Ciências Biomédicas da USP - São Paulo (SP) Professor de Bioquímica do Exercício, Fisiologia Humana e Nutrição e Esporte da Faculdade de Educação Física da UNOESTE.

Downloads

Publicado

2010-03-31

Como Citar

CORRELAÇÃO ENTRE O GASTO ENERGÉTICO, PESO CORPORAL E MASSA MAGRA DE MULHERES SEDENTÁRIAS E ATIVAS. (2010). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 1(2), 75-83. https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/162

Artigos Semelhantes

61-70 de 371

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)