ARQUITETURA SOCIAL: CENTRO DE REABILITAÇÃO E REINTEGRAÇÃO PARA CÃES ABANDONADOS EM PRESIDENTE VENCESLAU – SP

Autores

  • Marina Alves Murari UNOESTE
  • Cynara Tessoni Bono Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Palavras-chave:

Animais abandonados, Cães, Reabilitação, Saúde pública

Resumo

Com a proposta de um espaço para a reabilitação e reintegração de cães em situação de abandono, o presente trabalho irá abordar temas como a importância de um abrigo para esses animais, como devem ser os cuidados desde o momento em que eles chegam ao centro até o momento em que estarão preparados para a reintegração através da adoção. Além disso, a importância da castração desses cães para que diminua consideravelmente a procriação dos mesmos e consequentemente, o abandono. O objetivo principal é propor um projeto que trará soluções para as questões do abandono em Presidente Venceslau, que sofre com a grande quantidade de animais nas ruas, correndo o perigo de serem atropelados e causarem a proliferação de doenças, se tornando também, uma questão de saúde pública para a cidade. Foram utilizados métodos de pesquisa em artigos, revistas, livros, cartilhas e estatutos, além de levantamentos feitos em campo no abrigo criado pela ONG ADAPV, que atua voluntariamente na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUENO. ONG dos animais recebe autorização da prefeitura para uso de terreno em Venceslau, 2017. Disponível em: https://www.portalbueno.com.br/post.php?id=185&t=ong-dos-animais-recebe-autorizacao-da-prefeitura-para-uso-de-terreno-em-venceslau Acesso em: 28 de mar. 2020.

CIDADE BRASIL. Município de Presidente Venceslau, 2019. Disponível em: https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-presidente-venceslau.html Acesso em: 01 de dez. 2019.

HAMADA, M. Projeto Arquitetônico de um Abrigo para Animais Domésticos Abandonados na Cidade de Presidente Venceslau – SP, 2019. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019 (no prelo).

IBGE. Presidente Venceslau, 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sp/presidente-venceslau.html Acesso em: 16 de mar. 2020.

MACHADO, R. Saúde Única: Associação Mundial de Veterinária alerta para as consequências do abandono de cães, 2017. Conselho Federal de Medicina Veterinária. Disponível em: http://portal.cfmv.gov.br/noticia/index/id/4978/secao/6 Acesso em: 16 de mar. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Murari, M. A., & Bono, C. T. (2020). ARQUITETURA SOCIAL: CENTRO DE REABILITAÇÃO E REINTEGRAÇÃO PARA CÃES ABANDONADOS EM PRESIDENTE VENCESLAU – SP. Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 4(2), 1–18. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/cs/article/view/3848