EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Esse estudo é o resultado de uma tese vinculada à linha de pesquisa “Psicologia da Educação: Processos Formativos e desenvolvimento Humano”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília/SP. A temática abordada relaciona-se à extensão universitária como possibilidade de formação continuada de professores do ensino fundamental público. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, de caráter descritivo e delineamento de estudo de caso. Os procedimentos metodológicos adotados para a coleta de dados foram: questionário, observação e entrevista. O objetivo geral que essa pesquisa buscou foi realizar um curso de extensão universitária nos moldes de uma formação para professores, visando proporcionar oportunidade de estudo e reflexão sobre o desenvolvimento moral infantil, na perspectiva piagetiana, e a partir da teoria estudada suscitar reflexões sobre o ambiente sociomoral proporcionado pela escola. Como resultados encontramos a culpabilização, por parte dos professores, das famílias dos alunos sobre os problemas cotidianos da instituição, como indisciplina, não realização de atividades curriculares, relações de desrespeito com as figuras de autoridade (adultos). A formação realizada encontrou relativa resistência por parte dos docentes, não porque foi privilegiada uma teoria em detrimento de outras, mas porque foi apontado que apenas a culpabilização das famílias dos alunos é uma atitude equivocada, e as mudanças desejadas pela escola acontecerão na medida em que a escola mudar também.