ALPHABET LORM - A CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES NA COMUNICAÇÃO COM SURDOCEGOS

Autores

  • Márcia Debieux de Oliveira Lima e Lemes Soares
  • Gunnar Correa
  • Janiele de Souza Santos
  • Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos
  • Mario Augusto Pazoti
  • Sônia Sanae Sato

Palavras-chave:

Objeto de Aprendizagem, Formação de Professores, Surdocego

Resumo

O aprimoramento da formação inicial e continuada de professores, tem se tornado cada dia mais imprescindível para garantir qualidade e eficiência aos processos inclusivos. Este aperfeiçoamento se torna ainda mais relevante quando pensamos em grupos cujas deficiências comprometem severamente partes motoras, cognitivas e\ou sensoriais, como a surdocegueira. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a construção de um Objeto de Aprendizagem desenvolvido no Núcleo de Educação a Distância de uma Universidade do interior paulista, como recurso facilitador no processo de formação docente, para a aprendizagem dos fundamentos do Sistema Lorm, a fim de potencializar a comunicação com os estudantes surdocegos. Justifica-se a importância da utilização de recursos como o Alfhabet Lorm, construído com a intenção de facilitar o processo de formação docente em mais uma técnica comunicacional, possibilitando assim, a construção de modelos significativos para a inclusão de pessoas surdocegas, que muitas vezes se veem excluídas do processo educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-05-23

Como Citar

ALPHABET LORM - A CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES NA COMUNICAÇÃO COM SURDOCEGOS. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(1), 16-21. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2184

Artigos Semelhantes

31-40 de 547

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.