ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
Química, Experimentação, Aprendizagem.Resumo
O presente estudo teve como objetivo apontar os possíveis benefícios das atividades experimentais investigativas para a aprendizagem dos conceitos químicos. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica exploratória apontando as principais ideias de alguns estudiosos como Chassot, Maldaner, Mortimer, Gil-Pérez e Valdez Castro, dentre outros, sobre a aplicação de atividades experimentais na disciplina de química. Foram também apresentadas discussões sobre as concepções de ciência e seus métodos desde a epistemologia empírico-indutivista de Francis Bacon até ideias contemporâneas modernas. Tal abordagem demonstrou que, a experimentação, quando realizada dentro de uma proposta construtivista, pautada na investigação e na problematização dos conteúdos e ainda engajada na história da ciência, podem funcionar como mecanismo de motivação para o estudo da disciplina, despertando o interesse dos alunos e facilitando a apreensão dos conceitos, possibilitando a superação de alguns obstáculos de aprendizagem.Downloads
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Publicado
2015-01-19
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES. (2015). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 11(1), 01-12. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1019