O TEMA ÁGUA E SUA INSERÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Natália Teixeira Ananias Freitas Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP
  • Fátima Aparecida Dias Gomes Marin Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP
Palavras-chave: livro didático, água, ensino fundamental

Resumo

Este artigo apresenta parte dos dados obtidos na investigação “Educação ambiental e água: concepções e práticas educativas em escolas municipais”, vinculada a FCT/UNESP. Investigou-se como o tema água comparece nos Projetos Especiais das Escolas; nos planos de ensino; nos livros didáticos de Ciências e de Geografia adotados pelo município e como é abordado pelos docentes, a partir das suas concepções teórico-metodológicas. Por meio de um recorte, apresentamos as discussões que são relacionadas aos livros didáticos de Ciências. A pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa e estudo de caso, conforme protocolo do CEP 86/2010. A investigação permitiu concluir que o tema água é tratado com superficialidade e de maneira fragmentada nos Livros Didáticos de Ciências, necessitando que alunos e professor utilizem outros materiais complementares para a abordagem do tema em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Teixeira Ananias Freitas, Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP
Graduada em Pedagogia pela FCT/UNESP (2006) e Habilitada em Educação Infantil pela FCT/UNESP (2007); Mestra em Educação pelo PPGE - FCT/UNESP (2012) e Doutoranda em Educação pelo PPGE - FCT/UNESP(2014-2018) Presidente Prudente. Membro do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores em Educação Infantil" (FOPREI), da FCT/UNESP Pres. Prudente.
Fátima Aparecida Dias Gomes Marin, Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP
Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da FCT/UNESP e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FCT/UNESP. Vice-Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores em Educação Infantil" (FOPREI), da FCT/UNESP Pres. Prudente.
Publicado
2017-04-12
Como Citar
Freitas, N. T. A., & Marin, F. A. D. G. (2017). O TEMA ÁGUA E SUA INSERÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(3), 51-57. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1067