DESEMPENHO MOTOR DE PRÉ-ESCOLARES PARTICIPANTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Authors

  • Alline Sayuri Tacaki Alves Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Caroline Nunes Gonzaga Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Katiane Mayara Guerrero Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Ana Paula Guirro Defende Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Isabela Bortolim Frasson Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Mileide Cristina Stoco de Oliveira Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Larissa Borba André Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Augusto Cesinando de Carvalho Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Tânia Cristina Bofi Universidade Estadual Paulista- UNESP

Keywords:

Desenvolvimento Infantil, educação infantil, fisioterapia, pré-escolar, avaliação de resultado de ações preventivas

Abstract

O objetivo desse estudo foi avaliar o desenvolvimento motor de crianças inseridas na Educação Infantil e participante do Atendimento Educacional Especializado, encaminhadas pela Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente – SP. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso com natureza descritiva. Foi utilizado como instrumento de pesquisa a Escala de Desenvolvimento Motor – EDM. Amostragem foi composta por 18 crianças de ambos os sexos, com idade média 4,4±1,05 anos. Dessas crianças, 5 foram classificadas em seu desempenho motor em normal médio, 5 em normal baixo, 4 em inferior e 4 em muito inferior. A maior parte apresentou lacunas em seu desenvolvimento, tornando-se possível à identificação dos atrasos e o encaminhamento para serviços especializados.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
DESEMPENHO MOTOR DE PRÉ-ESCOLARES PARTICIPANTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Colloquium Vitae [Internet]. 2017 Sep. 1 [cited 2025 Apr. 22];9(1):34-8. Available from: https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1980

Similar Articles

1-10 of 370

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>