ESTUDO COMPARATIVO DA INFLUÊNCIA DA FOTOPOLIMERIZAÇÃO POR LED E LÂMPADA HALÓGENA NO MANCHAMENTO DA RESINA COMPOSTA SUBMETIDA À ALIMENTOS CORANTES.
Palavras-chave:
resina composta, alteração de cor, descoloração, aparelhos ativadoresResumo
O presente estudo teve como propósito, comparar a influência da fotopolimerização por LED e lâmpada halógena no manchamento da resina compostas submetida à alimentos corantes. Foram confeccionados 22 amostras, 10 amostras fotopolimerizadas durante 20 segundos, por Led ( Ultra LED – Dabi Atlante ) fixadas nos dentes 16, e 10 por Luz halógena (Ultralux - Dabi Atlante) fixadas nos dentes 26, em 10 voluntários, orientados a manterem suas dietas normais e relacionar diariamente bebidas corantes, principalmente o café; 2 amostras, uma de cada grupo foram armazenadas em água destilada e posteriormente utilizadas como escala de cor. Após 20 dias as amostras foram removidos para análise visual de alteração de cor sob luz natural e por comparação com o grupo controle. Pode ser observado que ocorreu manchamentos em todas as amostras submetidas à alimentos corantes, demonstrando a limitada estabilidade de cor da resina composta, independente da unidade de luz utilizada.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-03-05
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Como Citar
ESTUDO COMPARATIVO DA INFLUÊNCIA DA FOTOPOLIMERIZAÇÃO POR LED E LÂMPADA HALÓGENA NO MANCHAMENTO DA RESINA COMPOSTA SUBMETIDA À ALIMENTOS CORANTES. (2012). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 2(1), 49-53. https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/155