ECONOMIA COLABORATIVA E CONSUMO COMPARTILHADO: CORPORAÇÕES E PLATAFORMAS DIGITAIS MOLDANDO UMA NOVA ECONOMIA EM UM MUNDO CONECTADO EM REDES.
Palavras-chave:
economia colaborativa; economia de compartilhamento; consumo compartilhado; plataformas digitais; corporações digitais.Resumo
Atualmente os termos economia colaborativa e consumo compartilhado têm sido utilizados para denominar a etapa atual de uma evolução da economia e da sociedade que está apontando para novas formas de se fazer negócios e é delineada em parte pelas tecnologias digitais. Uma sociedade global e coletiva, organizada economicamente em plataformas digitais, está surgindo no mundo online. Condutas associativas, teorias sociais e economia convergindo para dar contorno a novos modelos de mercados e de consumo. O objetivo geral desse artigo é investigar como a digitalização da sociedade está dando forma a uma nova economia, e em termos específicos, (a) o surgimento do consumo colaborativo, (b) a convergência entre redes sociais, informatização das empresas e economia, (c) características e modelos de negócios e (d) as novas corporações digitais. Trata-se de uma pesquisa exploratória que utilizou a pesquisa bibliográfica para coletar dados e delinear um quadro teórico sobre o tema. A investigação mostrou que há uma mudança cultural nos hábitos de consumo em um momento que ocorre uma excepcional confluência entre tecnologias digitais e desenvolvimento cultural que torna possível o surgimento de uma nova economia colaborativa organizada em redes de consumo compartilhado. Compartilhamento sempre dependeu de uma rede, e atualmente nós temos uma que está redefinindo seu propósito, significado e possibilidades: a Internet. De muitas maneiras, pode-se ver o surgimento da Economia Compartilhada como o ápice de um processo natural da tendência rumo à “corporação digital”, à terceirização e à inovação aberta e a permeabilidade dos limites das empresas.