COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NA ERA DIGITAL: ANÁLISE DE CANAIS NO YOUTUBE EM HOSPITAIS QUE ATENDEM PACIENTES COM CÂNCER
Resumo
Há 20 anos, quando se buscava o significado de algo desconhecido, recorria-se ao dicionário. Com o surgimento da internet, as plataformas de busca tornaram-se o meio mais rápido e utilizado para sanar dúvidas e adquirir conhecimento. Em sentido proporcional, novas plataformas surgiram e a comunicação se desenvolveu. Considerando esse cenário, o presente artigo teve como objetivo geral refletir quais são as ferramentas jornalísticas utilizadas atualmente para trabalhar os valores de uma organização na área da saúde. A metodologia aplicada teve como abordagem a pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Os procedimentos adotados para o levantamento e coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para a coleta de dados, foi feita a observação de canais no YouTube de instituições que oferecem tratamento contra o câncer. Por meio das observações coletadas e da análise triangulada dos dados, foram analisadas as bases teóricas da comunicação organizacional e o uso do YouTube como ferramenta corporativa para hospitais que oferecem atendimento oncológico.