TRANSMISSÃO PSÍQUICA FAMILIAR E FILIAÇÃO: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES COM O PSICODIAGNÓSTICO INFANTIL

Autores

  • Thassia Souza Emidio UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Palavras-chave:

Psicodiagnóstico infantil, transmissão psíquica familiar, família, criança

Resumo

Este trabalho objetivou estudar a questão da transmissão psíquica familiar e refletir sobre as possibilidades de articulação com o psicodiagnóstico infantil. Trata-se de uma pesquisa teórico – reflexiva, em que utilizamos o referencial psicanalítico. Desenvolvemos uma reflexão sobre a busca de diagnósticos para as crianças e destacamos a necessidade de um olhar mais abrangente que considere o grupo familiar e o contexto social destas. Discutimos sobre como o olhar para o sujeito e seu grupo familiar contribui para a compreensão da queixa apresentada no psicodiagnóstico e consideramos que os conceitos da psicanálise de famílias podem contribuir para a realização desse processo, uma vez que o olhar puramente individual, obedece a uma demanda onde o sintoma passa a ser algo que um membro do grupo carrega, o portador do sintoma familiar. Acreditamos que o psicodiagnóstico infantil deve ser repensado buscando possibilidades de atuação que permitam um olhar mais abrangente para a questão apresentada.

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Biografia do Autor

  • Thassia Souza Emidio, UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Assis
    Formação em Psicologia (2005) Mestrado em Psicologia e Sociedade(2006-2008) Doutoranda em Psicologia(2009), cursados na UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Assis e sob orientação do Prof. Dr. Francisco Hashimoto, que é livre-docente e professor do Dpto de Psicologia Experiementl e do Trabalho da Unesp - Campus Assis e orientador do programa de Pós- Graduação em Psicologia da mesma instituição. (O artigo foi desenvolvido pelos dois autores).

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Publicado

2015-06-26

Como Citar

TRANSMISSÃO PSÍQUICA FAMILIAR E FILIAÇÃO: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES COM O PSICODIAGNÓSTICO INFANTIL. (2015). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(2), 161-169. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1228

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