QUATÉRNIOS: GENERALIZAÇÃO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DO USO DO SOFTWARE EDUCATIVO GEOGEBRA E O SOFTWARE ON-LINE LIVRE QUATERNION

Autores

  • Alessandro Ribeiro da Silva
  • Renato César da Silva Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Edivaldo Romanini Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Palavras-chave:

Quatérnios, Softwares Educativos Livres, Ensino de Matemática

Resumo

O presente artigo foi realizado no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET Conexões de Saberes Matemática), do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Três Lagoas (CPTL). Nosso objetivo foi apresentar tanto a consolidação dos Números Complexos (1833) e a classe dos hiper complexos Quatérnios (1843), ambos conceituados por Sir Willian Rowan Hamilton, bem como utilizar o Software Educativo Livre GeoGebra e o Software Livre on-line QUATERNION, como recursos pedagógicos alternativos facilitando o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos abstratos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DE AZEVEDO SILVA, M. M.; PEREIRA, J. S; DE SOUSA, E. K. V. NÚMEROS COMPLEXOS:DE GAUSS ÀS APLICAÇÕES NO GEOGEBRA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, n. 14, p. 213-222, 2018. https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.233

FERREIRA, T.B. Novas tecnologias educacionais e mediação pedagógica: uma relação possível na universidade. COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos. São Cristóvão: EDUCON, 2012. Disponível em: <https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10177>. Acesso em: 24 jun. 2021.

CNE. Conselho Nacional de Educação, DIRETRIZES Curriculares Nacionais. de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Parecer CNE/CES, 2001, 1302. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2021.

GOMES, A. S. et al. Avaliação de software educativo para o ensino de matemática. In: WIE 2002 Workshop Brasileiro de Informática Educativa. Florianópolis: SBC. 2002.

GUEDES JUNIOR, R. R.; et al. Números complexos: desenvolvimento e aplicações. 2016.

NEVES, R. C. Os quatérnios de Hamilton e o Espaço. Tese de Doutorado. Dissertação de Mestrado. 2008.

NEVES, R. C. Aplicações de Números Complexos em Geometria. 2014.

SILVA, C. A. da. Modelagem e tecnologia: alternativas metodológicas para a educação matemática. 2019.

SANTOS, M. A. dos. Dos números complexos aos quatérnions: desenvolvimento algébrico, interpretação geométrica e aplicações. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2013.

SOFFA, M. M; ALCÂNTARA, P. R. de Carvalho. O uso do software educativo: reflexões da prática docente na sala informatizada. In: Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). 2008.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

Silva, A. R. da, Silva, R. C. da, & Romanini, E. . (2021). QUATÉRNIOS: GENERALIZAÇÃO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DO USO DO SOFTWARE EDUCATIVO GEOGEBRA E O SOFTWARE ON-LINE LIVRE QUATERNION. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 13(2), 100–111. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/4194