PROTÓTIPO DE REALIDADE AUMENTA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ABORDAGEM DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática; Realidade Aumentada; Aplicativos; Dispositivos móveis; Geometria.

Resumo

Ao considerar a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto da educação matemática pode-se promover uma maior interação do sujeito com os conteúdos abordados. Novas ferramentas tecnológicas surgem numa frequência contínua e ascendente, inseri-las no contexto educativo e aproveitar de forma otimizada seus recursos é papel da escola e seus atores. A presente pesquisa apresenta os resultados de um estudo que investiga o desenvolvimento e a utilização da Realidade Aumentada em aplicativos para dispositivos móveis nas aulas de Matemática da Educação Básica. Para tanto desenvolveu-se um aplicativo na plataforma Android que permite a abordagem do tema sólidos regulares, também conhecido como sólidos de Platão. O levantamento de dados deu-se por meio de um questionário empregado junto a um grupo de professores de Matemática revelando que poucos professores já tiveram contato com este tipo de aplicativo, e indica também que aliar dispositivos móveis aos recursos de realidade aumentada denota ser bastante relevante para abordagem dos sólidos geométricos.

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Biografia do Autor

  • Ronaldo Celso Messias Correia, UNESP/ Professor Assistente

    Possui graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1993), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2005). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: banco de dados, ambientes distribuídos e realidade virtual e aumentada.

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Publicado

2019-10-29

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

PROTÓTIPO DE REALIDADE AUMENTA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ABORDAGEM DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS . (2019). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 11(3), 113-120. https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/2970

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