PROTÓTIPO DE REALIDADE AUMENTA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ABORDAGEM DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
Palavras-chave:
Ensino de Matemática; Realidade Aumentada; Aplicativos; Dispositivos móveis; Geometria.Resumo
Ao considerar a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto da educação matemática pode-se promover uma maior interação do sujeito com os conteúdos abordados. Novas ferramentas tecnológicas surgem numa frequência contínua e ascendente, inseri-las no contexto educativo e aproveitar de forma otimizada seus recursos é papel da escola e seus atores. A presente pesquisa apresenta os resultados de um estudo que investiga o desenvolvimento e a utilização da Realidade Aumentada em aplicativos para dispositivos móveis nas aulas de Matemática da Educação Básica. Para tanto desenvolveu-se um aplicativo na plataforma Android que permite a abordagem do tema sólidos regulares, também conhecido como sólidos de Platão. O levantamento de dados deu-se por meio de um questionário empregado junto a um grupo de professores de Matemática revelando que poucos professores já tiveram contato com este tipo de aplicativo, e indica também que aliar dispositivos móveis aos recursos de realidade aumentada denota ser bastante relevante para abordagem dos sólidos geométricos.
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