ARTEACHINGVR: O ENSINO DAS ARTES AUXILIADO PELA REALIDADE VIRTUAL NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTADUAL BRASILEIRO

Autores

  • Robson Augusto Siscoutto FIPP/UNOESTE https://orcid.org/0000-0001-8531-0099
  • Guilherme Gomes Unoeste/Faculdade de Informática de Presidente Prudente (FIPP/Unoeste)
  • Margarida Escola Estadual Oracy Matricardi

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Ensino das Artes, Educação, Ensino Fundamental.

Resumo

A disciplina de Arte tem como objetivo desenvolver no aluno uma interação crítica com a complexidade do mundo e favorecer o respeito à diversidade de culturas e povos. A metodologia atual em sala de aula utiliza métodos tradicionais e não tecnológicos para o ensino e aprendizagem deste tipo de disciplina, gerando desmotivação ao aluno. A inserção da tecnologia em sala de aula, como a Realidade Virtual, pode auxiliar na abstração de problemas e conceitos intrínsecos à disciplina, o motivando em seu processo de ensino/aprendizagem. Contudo, há poucas aplicações sendo utilizadas nas escolas públicas, por falta de recursos ou interesse. Diante disso, este trabalho apresenta uma ferramenta de realidade virtual que disponibiliza ambientes virtuais tridimensionais interativos com o intuito de auxiliar o ensino/aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental brasileiro da disciplina de Arte. Os ambientes virtuais foram avaliados, pelos pesquisadores do projeto, por meio de um questionário de usabilidade específico para este tipo de ambiente, obtendo média final de 4,67 de 5,0, sendo considerado apto para uso, no futuro, em salas de aulas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Robson Augusto Siscoutto, FIPP/UNOESTE

    Graduado em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1994), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Engenharia Eletrica (Computação e Sistemas Digitais) pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Professor titular da Faculdade de Informática de Presidente Prudente da Universidade do Oeste Paulista - Unoeste de 2011. Pesquisas na área de tecnologias Interativas atuando principalmente nos seguintes temas: realidade virtual, Realidade Aumentada e visualização da Informação. Publicou diversos artigos na área bem com escreveu diversos capítulos de livros. Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC (Modalidade EAD - Credenciamento Institucional - TI) .

Referências

AKMAN, E., ÇAKIR, R.; Pupils’ Opinions on an Educational Virtual Reality Game in Terms of Flow Experience. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 14, n. 15, p. 121-137, 2019. Disponível em: <https://online-journals.org/index.php/i-jet/article/view/10576>. Acesso em: 21 mar. 2021. DOI: 10.3991/ijet.v14i15.10576

BOLIER, W., HÜRTS, W., VAN BOMMEL, G., BOSMAN, J., BOSMAN, H.; Drawing in a Virtual 3D Space - Introducing VR Drawing in Elementary School Art Education. In Proceedings of the 26th ACM international conference on Multimedia (MM '18). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, p. 337–345, 2018. Disponível em: <https://dl.acm.org/doi/10.1145/3240508.3240692>. Acesso em: 18 mar. 2021. DOI: 10.1145/3240508.3240692

BROOKE, J.; SUS: A “quick and dirty” usability scale. Usability Eval. Ind.. 189. , 1995. Disponível

em:<https://www.researchgate.net/publication/228593520_SUS_A_quick_and_dirty_usability_scale>. Acesso em: 06 dez. 2021

CURRÍCULO PAULISTA, E. S. P.; Currículo Paulista. São Paulo: Seduc Sp, 2019. Disponível em: <https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/>. Acesso em: 15 set. 2020.

DUDH, N. U.; Universal Declaration of Human Rights. Disponível em: <https://www.un.org/en/universal-declaration-human-rights/index.html>. Acesso em: 06 out. 2020.

EDWARDS, B. I., BIELAWSKI, K. S., PRADA, R., CHEOK, A. D.; Haptic virtual reality and immersive learning for enhanced organic chemistry instruction. Virtual Reality, v. 23, p. 363–373, 2019. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s10055-018-0345-4>. Acesso em: 21 mar. 2021. DOI: 10.1007/s10055-018-0345-4

IGNÁCIO, Y. C.; Virtual lab: laboratório de química em realidade virtual como ferramenta de apoio ao ensino. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2019. Disponível em: <http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49799>. Acesso em: 11 out. 2020.

JAGODZIŃSKI, P., WOLSKI, R.; Assessment of Application Technology of Natural User Interfaces in the Creation of a Virtual Chemical Laboratory. Journal of Science Education and Technology, v. 24, n. 1, p. 16–28, feb. 2015. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s10956-014-9517-5>. Acesso em: 21 mar. 2021. DOI: 10.1007/s10956-014-9517-5

JOSE, J., AKSHAY, N., BHAVANI, R. R.; Learning Elementary Physics through Haptic Simulations. In Proceedings of the International Conference on Interdisciplinary Advances in Applied Computing (ICONIAAC '14). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, v. 27, p. 1–6, 2014. Disponível em: <https://dl.acm.org/doi/10.1145/2660859.2660937>. Acesso em: 18 mar. 2021. DOI: 10.1145/2660859.2660937

KAMINSKA, D., SAPINSKI, T., AITKEN, N., DELLA ROCCA, A., BARANSKA, M., WIETSMA, R.; Virtual reality as a tool in mechatronics education, 18th International Symposium on Electromagnetic Fields in Mechatronics, Electrical and Electronic Engineering (ISEF) Book of Abstracts, Lodz, Poland, p. 1-2, 2017. Disponível em: <https://ieeexplore.ieee.org/document/8090721>. Acesso em: 18 mar. 2021. DOI: 10.1109/ISEF.2017.8090721

KITCHENHAM B., BRERETON OP., BUDGEN D., TURNER M., BAILEY J., LINKMAN S.; Systematic literature reviews in software engineering - a systematic literature review. Inf. Softw. Technol., Butterworth-Heinemann, Newton, MA, USA, v. 51, n. 1, p. 7–15, jan. 2009. ISSN 0950-5849.

Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.infsof.2008.09.009>. Acesso em: 02 mar. 2021. DOI: 10.1016/j.infsof.2008.09.009

LIKERT, R.; A Technique for the Measurement of Attitudes, no. No 136- 165; series=A Technique for the Measurement of Attitudes, publisher=Archives of Psychology, 1932. Disponível em https://books.google.com.br/books?id=9rotAAAAYAAJ; Acessado em Novembro de 2020.

MARTINS, B.; Aplicações de realidade aumentada e virtual para auxiliar a educação, 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola Politécnica, Bacharel em Engenharia de Computação e Informação, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: <http://www.monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10026065.pdf> Acesso em: 11 out. 2020.

MARTINS, V., DE OLIVEIRA, A. J., GUIMARÃES, M.; Implementação de um laboratório de realidade virtual de baixo custo: estudo de caso de montagem de um laboratório para o ensino de Matemática. Revista Brasileira de Computação Aplicada, v. 5, n. 1, p. 98-112, 17 maio 2013. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rbca/article/view/2810>. Acesso em: 11 out. 2020. DOI https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2810

PEDROSA, S.; ZAPPALA-GUIMARÃES, M.; Realidade virtual e realidade aumentada: refletindo sobre usos e benefícios na educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, América do Norte, v. 16, n. 43, fev. 2019. Disponível em http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/6258; Acesso em: 12 out. 2020.

PISA, P. I. A. A.; Resultados PISA 2018. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa/resultados>. Acesso em: 13 out. 2020.

RUSU, C., MUÑOZ, R., RONCAGLIOLO, S., RUDLOFF, S., RUSU, V., FIGUEROA, A.; Usability heuristics for virtual worlds. The Third International Conference on Advances in Future Internet (AFIN 2011), , n. c, p. 16–19, 2011.

SUTCLIFFE, A., GAULT, B.; Heuristic evaluation of virtual reality applications. Interacting with Computers, v. 16, n. 4, p. 831–849, 2004.

SUTCLIFFE, A. G., KAUR, K. D.; Evaluating the usability of virtual reality user interfaces, Behaviour & Information Technology, 19:6, 415-426, 2000; DOI: 10.1080/014492900750052679

Downloads

Publicado

2023-01-04

Como Citar

ARTEACHINGVR: O ENSINO DAS ARTES AUXILIADO PELA REALIDADE VIRTUAL NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTADUAL BRASILEIRO. (2023). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 14(1), 87-101. https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/4415

Artigos Semelhantes

1-10 de 255

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>