ARTEACHINGVR: O ENSINO DAS ARTES AUXILIADO PELA REALIDADE VIRTUAL NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTADUAL BRASILEIRO

Autores

  • Robson Augusto Siscoutto FIPP/UNOESTE https://orcid.org/0000-0001-8531-0099
  • Guilherme Gomes Unoeste/Faculdade de Informática de Presidente Prudente (FIPP/Unoeste)
  • Margarida Escola Estadual Oracy Matricardi

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Ensino das Artes, Educação, Ensino Fundamental.

Resumo

A disciplina de Arte tem como objetivo desenvolver no aluno uma interação crítica com a complexidade do mundo e favorecer o respeito à diversidade de culturas e povos. A metodologia atual em sala de aula utiliza métodos tradicionais e não tecnológicos para o ensino e aprendizagem deste tipo de disciplina, gerando desmotivação ao aluno. A inserção da tecnologia em sala de aula, como a Realidade Virtual, pode auxiliar na abstração de problemas e conceitos intrínsecos à disciplina, o motivando em seu processo de ensino/aprendizagem. Contudo, há poucas aplicações sendo utilizadas nas escolas públicas, por falta de recursos ou interesse. Diante disso, este trabalho apresenta uma ferramenta de realidade virtual que disponibiliza ambientes virtuais tridimensionais interativos com o intuito de auxiliar o ensino/aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental brasileiro da disciplina de Arte. Os ambientes virtuais foram avaliados, pelos pesquisadores do projeto, por meio de um questionário de usabilidade específico para este tipo de ambiente, obtendo média final de 4,67 de 5,0, sendo considerado apto para uso, no futuro, em salas de aulas.

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Biografia do Autor

Robson Augusto Siscoutto, FIPP/UNOESTE

Graduado em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1994), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Engenharia Eletrica (Computação e Sistemas Digitais) pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Professor titular da Faculdade de Informática de Presidente Prudente da Universidade do Oeste Paulista - Unoeste de 2011. Pesquisas na área de tecnologias Interativas atuando principalmente nos seguintes temas: realidade virtual, Realidade Aumentada e visualização da Informação. Publicou diversos artigos na área bem com escreveu diversos capítulos de livros. Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC (Modalidade EAD - Credenciamento Institucional - TI) .

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Publicado

2023-01-04

Como Citar

Siscoutto, R. A., Nascimento, G. G. L. do, & Nascimento, M. M. G. L. do. (2023). ARTEACHINGVR: O ENSINO DAS ARTES AUXILIADO PELA REALIDADE VIRTUAL NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTADUAL BRASILEIRO. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 14(1), 87–101. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/4415

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