EFEITOS DA HIPOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA AUTISTA: RELATO DE CASO

Autores/as

  • Mariana Caetano de Castilho Universidade do Oeste Paulista
  • Mariana Santos de Moraes Universidade do Oeste Paulista
  • Vitória de Medeiros Marçal Universidade do Oeste Paulista
  • Deborah Cristina Luiz Fernani Universidade do Oeste Paulista
  • Francis Lopes Pacagnelli Universidade do Oeste Paulista
  • Rosana Vera de Oliveira Schicotti Universidade do Oeste Paulista
  • Sandra Silva Lustosa Universidade do Oeste Paulista
  • José Maria Bertão Universidade do Oeste Paulista
  • Maria Tereza Artero Prado Dantas Universidade do Oeste Paulista

Palabras clave:

fisioterapia, autismo, terapia assistida por cavalos, criança, desenvolvimento

Resumen

Entende-se que autismo infantil é a auto absorção da criança em seu próprio mundo. A criança autista possui dificuldade em se expressar com o mundo externo e ter contato com outras pessoas. Objetivo deste estudo foi analisar a evolução do desenvolvimento psicomotor de uma criança com autismo após três meses de hipoterapia. O atendimento foi realizado no centro equestre de Presidente Prudente /SP com frequência de uma vez por semana e foi obtido melhora dos escores da escala de desenvolvimento do individuo, principalmente nas áreas de motricidade global, equilíbrio e organização espacial e manutenção das áreas selecionadas do Inventário Portage Operacionalizado analisadas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Mariana Caetano de Castilho, Universidade do Oeste Paulista
    Graduanda em Fisioterapia pela UNOESTE
  • Mariana Santos de Moraes, Universidade do Oeste Paulista
    Graduanda em Fisioterapia pela UNOESTE
  • Vitória de Medeiros Marçal, Universidade do Oeste Paulista
    Graduanda em Fisioterapia pela UNOESTE.
  • Deborah Cristina Luiz Fernani, Universidade do Oeste Paulista
    Mestre acadêmica em Ciências Fisiológicas pela Unoeste – Universidade do Oeste Paulista e mestre profissional em Fisiologia do Exercício pela Unifesp – Universidade Federal de São Paulo. Docente da Universidade do Oeste Paulista.
  • Francis Lopes Pacagnelli, Universidade do Oeste Paulista
    Doutora da Universidade Estadual de Campinas. Docente da Universidade do Oeste Paulista.
  • Rosana Vera de Oliveira Schicotti, Universidade do Oeste Paulista
    Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista. Docente da Universidade do Oeste Paulista.
  • Sandra Silva Lustosa, Universidade do Oeste Paulista
    Doutora em Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti do Paraná. Docente da Universidade do Oeste Paulista.
  • José Maria Bertão, Universidade do Oeste Paulista
    Doutor em Estomatologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente da Universidade do Oeste Paulista.
  • Maria Tereza Artero Prado Dantas, Universidade do Oeste Paulista
    Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Docente da Universidade do Oeste Paulista.

Publicado

2018-05-11

Cómo citar

EFEITOS DA HIPOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA AUTISTA: RELATO DE CASO. (2018). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 10(1), 68-73. https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1564

Artículos similares

1-10 de 294

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a