AVALIAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Palavras-chave:
fisioterapia, motor, deficiência, desenvolvimento, cegueiraResumo
Atualmente no Brasil estima-se que pelo menos 38 milhões de pessoas sejam deficientes visuais (DV) e a Organização Mundial da Saúde estima que em um futuro próximo este número aumente. Esta deficiência pode ocasionar alterações nas atividades de vida diárias das crianças, podendo ser responsável por um possível atraso no desenvolvimento psicomotor das mesmas. O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento psicomotor de crianças institucionalizadas com DV. Para isso, foi feito um grupo experimental (GE) com 6 crianças com DV (média de idade cronológica de 6±0,894 anos) e um controle (GC) composto por 9 sem DV (média de idade cronológica de 8,11±1,763 anos), respectivamente frequentadores da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos e Lar Santa Filomena ambos situados na cidade de Presidente Prudente/SP. Todos foram avaliados por testes psicomotores pela na Bateria Psicomotora (BPM) de Vitor da Fonseca. A análise dos resultados foi descritiva e analítica submetida ao teste “t” de Student seguido do teste de Mann-whitney e adotando-se p<0,05 como nível mínimo de significância. Os dados encontrados demonstraram que o GE apresentou pontuação inferior ao do GC em todas as áreas avaliadas evidenciando um atraso psicomotor. Conclui-se que as crianças com DV, tem atraso considerável em seu desenvolvimento psicomotor em relação às crianças videntes, principalmente, nas áreas de equilíbrio e praxia fina e que estas devem ser estimuladas o mais precocemente possível, para que esse atraso motor seja minimizado ou instinto das mesmas.Downloads
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Publicado
2014-07-28
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
AVALIAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. (2014). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 5(1), 01-08. https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/738