AVALIAÇÃO DOS EFEITOS AGUDOS DA PRESSÃO POSITIVA CONTINUA NAS VIAS AÉREAS EM PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA EXACERBADO (FASE PÓS-AGUDA)

Autores/as

  • Kelly de Andrade Souza Prado
  • Milena de Oliveira Saltão
  • Ellene Cristine Lopes
  • Flávio Danilo Mungo Pissulin
  • Claudio Spinola Najas

Palabras clave:

dpoc, exacerbada, cpap, efeitos agudos, desfecho

Resumen

O presente estudo visa avaliar os efeitos agudos da CPAP em portadores de DPOC exacerbado (fase pós-aguda), assim como a influência no desfecho da internação hospitalar. Foram selecionados 30 indivíduos portadores de DPOC exacerbado, orientados, submetidos ao uso da CPAP por 60 minutos, na posição semi-fowler (45º), verificada a f, SpO2, FC e PA e conectada a CPAP com máscara orofacial. Posteriormente, foram acompanhados para a verificação do desfecho da internação hospitalar. Apresentaram classificação GOLD leve 10%, moderado 43% e grave 47%, média de idade de 68.7 ±10.94 anos. Com relação ao desfecho da internação hospitalar foi observado que 11 indivíduos foram a óbito (36.67%), 16 indivíduos passaram por internação na UTI por um tempo médio de 4.0 ±3.0 dias. A indicação da CPAP nos portadores de DPOC exacerbado incluídos neste estudo produziu efeito agudo positivo pela melhora da SpO2. Entretanto, não houve influência no desfecho da internação hospitalar.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2016-07-04

Número

Sección

Artigos Originais

Cómo citar

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS AGUDOS DA PRESSÃO POSITIVA CONTINUA NAS VIAS AÉREAS EM PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA EXACERBADO (FASE PÓS-AGUDA). (2016). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 8(1), 16-21. https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1537

Artículos similares

1-10 de 50

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a