SUPPLEMENTATION WITH OZONIZED WATER DOES NOT ALTER THE CLINICAL, ANTHROPOMETRIC, AND OXIDATIVE STRESS PROFILE IN APPARENTLY HEALTHY INDIVIDUALS
Resumo
Avaliar o efeito da suplementação isolada de água ozonizada com baixa concentração no perfil clínico, antropométrico e inflamatório de indivíduos aparentemente saudáveis.
Um estudo clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo para avaliar os efeitos da suplementação de água ozonizada em duas concentrações (10µg / dia e 16µg / dia) em 7 dias. Inclusos 66 homens e mulheres, maiores de 18 anos. Os parâmetros antropométricos e clínicos foram medidos, os níveis séricos de óxido nítrico, superóxido dismutase de manganês e glutationa peroxidase foram avaliados no soro por ELISA.
Com idade média de 24,2 anos, composto por 54,2% do sexo masculino, 35,4% faziam terapia hormonal e apenas 31,2% conheciam água ozonizada. As características antropométricas, clínicas e inflamatória dos participantes do estudo não apresentaram interação do tempo por grupo (p> 0,05).
A suplementação de água ozonizada em indivíduos aparentemente saudáveis não tem efeitos nos parâmetros antropométricos, clínicos e de estresse oxidativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.