Suplementação de água ozonizada não altera o perfil clínico, antropométrico e estresse oxidativo em indivíduos aparentemente saudáveis

Authors

  • Marilia Esteves Alves de Souza
  • Maria Beatriz Tiezzi Vergara
  • Letícia Freire
  • Patrícia Pinto Saraiva
  • Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro Risso
  • Rafaela Alponti Vendrame
  • Claudio Lera Orsatti Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Abstract

Avaliar o efeito da suplementação isolada de água ozonizada com baixa concentração no perfil clínico, antropométrico e inflamatório de indivíduos aparentemente saudáveis.

Um estudo clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo para avaliar os efeitos da suplementação de água ozonizada em duas concentrações (10µg / dia e 16µg / dia) em 7 dias. Inclusos 66 homens e mulheres, maiores de 18 anos. Os parâmetros antropométricos e clínicos foram medidos, os níveis séricos de óxido nítrico, superóxido dismutase de manganês e glutationa peroxidase foram avaliados no soro por ELISA.

Com idade média de 24,2 anos, composto por 54,2% do sexo masculino, 35,4% faziam terapia hormonal e apenas 31,2% conheciam água ozonizada. As características antropométricas, clínicas e inflamatória dos participantes do estudo não apresentaram interação do tempo por grupo (p> 0,05).

A suplementação de água ozonizada em indivíduos aparentemente saudáveis ​​não tem efeitos nos parâmetros antropométricos, clínicos e de estresse oxidativo.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-03-15

How to Cite

1.
Suplementação de água ozonizada não altera o perfil clínico, antropométrico e estresse oxidativo em indivíduos aparentemente saudáveis. Colloquium Vitae [Internet]. 2022 Mar. 15 [cited 2025 Apr. 22];13(2):42-51. Available from: https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/4179