DETECÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores/as

  • Caroline Nunes Gonzaga Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Mileide Cristina Stoco de Oliveira
  • Larissa Borba André
  • Augusto Cesinando de Carvalho
  • Tânia Cristina Bofi

Palabras clave:

transtorno autístico, desempenho psicomotor, avaliação, deficiência do desenvolvimento, fisioterapia.

Resumen

A socialização, comunicação e comportamento são as principais áreas acometidas em crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Acredita-se que a genética e a hereditariedade possuem grande contribuição para esse distúrbio. Esse estudo tem como objetivo detectar e intervir de forma precoce nas alterações no desenvolvimento das crianças com TEA por meio da Psicomotricidade, para que sejam minimizados esses efeitos. Participaram deste estudo seis crianças com TEA, com a média de idade de 57,50 ± 17,12 meses, frequentadoras de um programa para desenvolvimento da psicomotricidade na FCT/UNESP de Presidente Prudente. Utilizou-se como instrumento a Escala de Desenvolvimento Motor, que avalia crianças de 2 a 11 anos de idade. Conclui-se que as crianças avaliadas apresentaram déficits no desenvolvimento, no entanto obtiveram melhora em grande parte das áreas do desenvolvimento após a intervenção psicomotora de 6 meses.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2016-05-16

Número

Sección

Artigos Originais

Cómo citar

DETECÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. (2016). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 7(3), 71-79. https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1512

Artículos similares

1-10 de 162

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>