A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (0 A 3 ANOS): O ESTADO DA ARTE A PARTIR DE PUBLICAÇÕES DA ANPED

Autores/as

  • José Ricardo Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palabras clave:

Educação Infantil, Cuidar e educar, Educação Física, Cultura corporal de movimento, Desenvolvimento infantil

Resumen

Em algumas instituições de educação infantil o que está em conflito é, por um lado, a visão assistencialista e, por outro, a visão voltada para a capacidade de aprendizagem de cunho escolar. Dentro desta complexidade a Educação Física, aqui entendida como cultural do movimento é deixada de lado. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo conhecer a produção científica veiculada por um evento nacional acerca da Educação Física nos anos iniciais da educação infantil. Para tanto utilizamos como metodologia de pesquisa aquela denominada de estado da arte ou estado do conhecimento. Optamos como base a ser pesquisada a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ANPED. Contudo, notamos que há escassez de pesquisas sobre tema aqui abordado, pois não possui reflexo na base de dados pesquisado. Concluímos que se fazem necessárias pesquisas sobre o tema para que as propostas pedagógicas avancem as de cunho assistencialista e escolarizantes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • José Ricardo Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    Graduado em Educação Física, especialista em Educação Infantil e Mestrando em Educação pela FCT Unesp - Campus de Presidente Prudente.

Publicado

2015-06-05

Cómo citar

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (0 A 3 ANOS): O ESTADO DA ARTE A PARTIR DE PUBLICAÇÕES DA ANPED. (2015). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 6(3), 104-109. https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1245

Artículos similares

1-10 de 369

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a