CUIDADOS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR SONDA ENTERAL
Palavras-chave:
Nutrição enteral, Emergência, Medicamentos, Nutrientes, ProtocoloResumo
O objetivo deste trabalho foi observar a administração de medicamentos por sonda enteral com a posterior finalidade em criar um protocolo específico. O estudo teve um delineamento observacional, transversal, de natureza quantitativa onde foram incluídos 30 pacientes, de ambos os sexos, maiores de 18 anos. Nos resultados verificou-se que do total de fármacos que foram utilizados, 42,85% apresentaram algum tipo de interação com os nutrientes da dieta, sendo 87,5% de interações negativas; 12,5% de interações positivas e 7,14% não foram encontrados nenhum tipo de interação. Concluindo, observou-se que há inúmeras situações que podem causar interações entre os fármacos prescritos e a dieta enteral, podendo levar a deficiências nutricionais e medicamentosas, diminuindo a eficácia de ambos, contribuindo para depleção do estado nutricional do paciente e dificultando sua recuperação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.