CONSUMIDORES DO RAMO DE JOALHERIA: COMPORTAMENTO E FERRAMENTAS DE MARKETING PARA FIDELIZAÇÃO
Keywords:
Comportamento do Consumidor. Joalheria. Fidelização. Ferramentas de Marketing.Abstract
As mudanças ocorridas no ambiente mercadológico, acarretadas principalmente pelo massivo aumento da competitividade, trouxeram novas demandas para as organizações que precisam compreender o que o seu consumidor necessita e/ou deseja para conquista-lo, em meio a diversidade de opções disponíveis. Necessidade esta que está presente em qualquer tipo de negócio, independente do segmento, inclusive nas Joalherias, segmento que é objeto deste estudo. Diante disso, para conquistar e fidelizar os clientes é preciso utilizar artifícios, e as ferramentas de marketing tem sido vistas como fundamentais para este fim. No entanto, diante da diversidade de ferramentas existentes, o desafio dos gestores do segmento de joalherias, é saber quais devem ser utilizadas. Justificando a existência deste artigo que visa discutir tal questão, beneficiando a todos os gestores de joalherias, considerando que tem como objetivo identificar o comportamento de compra de consumidores do segmento de joalheria e as ferramentas que esse tipo de negócio pode utilizar para fidelizar seus clientes. Para tanto, possui uma abordagem qualitativa, tendo a pesquisa bibliográfica com instrumento de coleta de dados e a analise destes por meio da técnica de analise de conteúdo. É possível concluir que os consumidores deste segmento apresentam características peculiares com relação ao seu comportamento de compra, e que a pesquisa de mercado, o endomarketing, o CRM, o pós-venda e o programa de fidelidade, são as ferramentas de marketing mais adequadas para fidelização deste público.
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