O PAPEL E IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO: PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Autores

  • Eliane Silva dos Santos Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Armando Colnago do Nascimento Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Clima Organizacional, Saúde Mental

Resumo

O clima organizacional é percebido de formas diferentes pelos colaboradores, pois está relacionado de como eles são tratados, em razão do setor que trabalham cargos exercidos, do gênero, do tempo de serviço, das atividades, das formas de organização do trabalho e perfil de liderança. Identificar o clima organizacional é fundamental para verificar se apresenta aspectos tóxicos e por meio de pesquisa organizacional podemos obter essas informações. Nos dias de hoje, em um cenário pós-pandemia, é muito importante cuidar da saúde mental do trabalhador, principalmente no local de trabalho, uma vez que é no ambiente organizacional que eles passam a maior quantidade do tempo. Para o aprimoramento teórico-metodológico desta pesquisa foi baseado na revisão bibliográfica em livros, artigos científicos, revistas científicas e materiais disponíveis na internet e sites de teor científico. Além da revisão bibliográfica foi utilizado pesquisa de abordagem qualitativa utilizando como instrumento de coleta um questionário. Assim sendo, a abordagem qualitativa possibilitou a construção de significados e interpretação dos dados obtidos pelo questionário aplicado a dez colaboradores de uma empresa do setor comercial sobre a percepção sobre o clima organizacional e seus impactos no ambiente de trabalho. No caso da pesquisa podemos identificar que os resultados apontaram a necessidade de adotar uma política remuneração adequada, ajuste de carga horária de trabalho, revisões de salários e do pacote de benefícios, adotar uma política de desenvolvimento dos colaboradores e adequar locais de descanso. Esses resultados podem ter indícios que podem levar a um ambiente tóxico no futuro.    

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGENDOR, Tipos de clima organizacional. Disponível em: https://www.agendor.com.br/blog/tipos-de-clima-organizacional/. Acessado em: 08 de jul. 2024.

ASSAD, Alessandra. Liderança tóxica: você é um líder contagiante ou contagioso. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017. Disponível em https://altabooks.com.br/wp-con-tent/uploads/2019/07/Capitulo_Amostra_LiderancaToxica-1.pdf. Acesso em: 10 de agosto de 2024.

BERGAMINI, Cecília W.; CODA, Roberto. Psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

BERGAMINI, Cecília W. Motivação nas organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

CARNEIRO, Laila Leite. Qualidade de Vida no Trabalho. 1º ed. UFBA, PRODEP, 2018. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/559730/2/eBook%20Qualidade%20de%20Vida%20no%20Trabalho.pdf. Acessado em: 08 de jul. 2024.

CONEXA SAUDE. https://www.conexasaude.com.br/blog/qualidade-de-vida-no-trabalho/A

CONFERÊNCIA NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI), 2022.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos na Empresa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

FERREIRA, Patrícia Itala. Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho. Rio de Janeiro: LCT, 2017.

Gupy. (2021). Como identificar um ambiente de trabalho tóxico. Disponível em: https://gupy. Cultura e clima organizacional: entenda as principais diferenças. Acesso em: 8 jul. 2024.

LIMA, Váldeson Amaro; VIEIRA, Bárbara Cristina; SILVA, Rodrigo Lopes. Liderança tóxica e os possíveis impactos sobre o clima organizacional. Akrópolis – Revista de Ciências Humanas da UNOPAR, Umuarama, v. 31, n.1, p. 97-115, 2023. https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i2-008

LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina; FISCHER, André Luiz; NOGUEIRA, Arnaldo José França Mazzei; et al. As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.

LUZ, Ricardo Silveira. Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1996.

MARCHIORI, Marlene (org). Faces da cultura e da comunicação organizacional. 2 ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2008.

OLIVEIRA, Marco Antônio. Pesquisas de Clima Interno. São Paulo: Nobel, 1994.

Revista ISTOÉ. (2021). Um ambiente de trabalho tóxico aumenta em 300% o risco de depressão. Edição de 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

O PAPEL E IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO: PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL. (2024). Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 8(1), 1-17, e245025. https://journal.unoeste.br/index.php/cs/article/view/5025

Artigos Semelhantes

11-20 de 162

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.