ESPACIALIDADE INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS E A PRAÇA DO CENTENÁRIO EM PRESIDENTE PRUDENTE – SP

Autores

  • Beatriz de Stefani Cardoso Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Victor Martins de Aguiar Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Yeda Ruiz Maria unoeste

Palavras-chave:

Crianças, Espaços educacionais, Espaços públicos, Infraestrutura, Presidente Prudente – SP

Resumo

O espaço público é importante para a criação de laços entre as pessoas, mas esse tem papel fundamental no desenvolvimento das relações sociais e na formação de uma consciência cidadã nas crianças. Diversos trabalhos têm discutido nos últimos anos a importância de se pensar as cidades como instrumentos de educação e cidadania, além das diretrizes projetuais que devem ser tomadas para potencializar essas relações. Este artigo busca estabelecer uma análise referente às relações entre os espaços públicos e as crianças. Para isso, utilizou-se do estudo de caso da Praça do Centenário, inaugurada em 2018 e localizada no Parque do Povo, em Presidente Prudente – SP. Foram realizadas leituras sobre as políticas públicas infantis existentes na cidade e, através do levantamento in loco da infraestrutura da praça, relacionou-se estas etapas a fim de analisar quantitativa e qualitativamente os equipamentos presentes nela, bem como o uso por crianças. Desse modo, a metodologia adotada para a realização desta pesquisa consistiu em revisões bibliográficas e documentais, levantamentos e análises do estudo de caso e sobre como os espaços públicos são e estão sendo projetados, considerando o aprimoramento de seus potenciais educadores para as crianças.

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Publicado

2022-02-02

Como Citar

ESPACIALIDADE INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS E A PRAÇA DO CENTENÁRIO EM PRESIDENTE PRUDENTE – SP. (2022). Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 5(2), 35-50. https://journal.unoeste.br/index.php/cs/article/view/4209

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