O PIBID NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Cristian Leandro Lopes da Rosa UFSM
  • Maria Eliza Rosa Gama UFSM

Resumo

Na presente pesquisa procurou-se investigar as repercussões do PIBID na gestão de uma escola pública estadual de Educação Básica de Santa Maria/RS. Como objetivo geral buscou-se investigar as repercussões do PIBID na gestão da escola. Para alcançar as metas propostas, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa. O instrumento empregado foi um questionário com perguntas abertas respondidas por uma professora gestora que, de 2016 a 2018, ocupa o cargo da direção. De forma geral, os resultados indicam ausência da escola nas discussões e nas orientações das decisões envolvendo as ações desenvolvidas diariamente pelo PIBID no seu contexto. Convém destacar as dificuldades da gestão escolar em reconhecer a função social da escola como instituição co-formadora de professores. SCHOOL MANAGER FRONT TO PUBLIC EDUCATIONAL POLICIES: The focus PIBID This Monograph searched investigate the repercussions of PIBID in the management of a school state public Basic Education of Santa Maria/RS. The search problem is: the school is perceived as a trainer of teachers through PIBID? The general objective sought to investigate the PIBID the impact on management of a school state public Basic Education of Santa Maria/RS. To achieve the proposed objectives a survey was conducted with a qualitative approach. The instrument used it was a questionnaire with open questions answered by a school management teacher in 2016 to 2018.The results indicate the absence of school the discussions and guidelines of the decisions involving the actions developed daily by PIBID. It is appropriate evidence that school management does not recognize its social function training for teachers. Key-words: Public Educational Policies; Teacher Formation; PIBID.

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Biografia do Autor

  • Cristian Leandro Lopes da Rosa, UFSM
    Possui Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/2014); Especialista em Educação Física Infantil e Anos Iniciais pela (UAB/UFSM/2015); Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2016); Graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2011) Atua como tutor do curso de Pedagogia EAD/UFSM desde 2014. Tem experiência na área da Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Formação de Professores.
  • Maria Eliza Rosa Gama, UFSM
    Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Educação, na Linha de Formação de Professores, pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), doutorado também pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Professor Adjunto da UFSM, Departamento de Administração Escolar. Atua como consultora de Secretarias de Educação Básica e Escolas de Educação Básica na organização e implementação de políticas e ações de formação continuada de professores e na elaboração de Projetos Políticos-Pedagógicos. Atuou na Educação Básica como professora regente, coordenadora pedagógica e assessora pedagógia em Secretaria de Educação. Também possui experiência no Ensino Superior, em Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Atua na pesquisa e na extensão universitária principalmente nos seguintes temas: organização e desenvolvimento do trabalho escolar e do trabalho docente, formação continuada de professores, formação de professores, política educacionais, estagio curricular.

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

O PIBID NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(2), 113-121. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1933