DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO INICIAL DE PROFESSORES

Authors

  • Marta Regina Furlan de Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Lauriete da Silva Bernardes Vicente UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Abstract

Este artigo tem o objetivo principal de compreender a formação inicial de professores da Educação Infantil, tecendo um olhar crítico para as contribuições das disciplinas específicas desta área para a formação do graduando em Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina. Esse texto se justifica, principalmente, por considerar que a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica da criança e precisa ser melhor ressignificada nos cursos de formação de professores, no caso, Licenciatura em Pedagogia. Ainda há a necessidade de analisar esse processo de formação inicial e se há qualidade na formação docente para o trabalho com crianças desde a mais tenra idade. A metodologia que se propõe é de natureza qualitativa com estudo bibliográfico, análise dos documentos oficiais e das disciplinas específicas direcionadas para a formação de professores para a Educação Infantil, a fim de perceber as contribuições do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, com olhar específico aos conteúdos e ementas das respectivas disciplinas. Como resultados, acredita-se que o curso de Pedagogia, se bem estruturado e organizado enquanto currículo de saberes para o ensino, a pesquisa e a extensão, poderá efetivamente contribuir no processo formativo inicial docente com vista a um trabalho de qualidade com a educação da infância.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Marta Regina Furlan de Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
    POS DOUTORA EM EDUCAÇÃO UNESP - MARILIA DOUTORA EM EDUCAÇÃO UEM- MARINGA COORDENADORA DA COMISSÃO DE PESQUISA UEL COORDENADORA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TRABALHO PEDAGÓGICO EM EDUCÇAÃO INFANTIL DOCENTE DO DEPTO EDUCAÇÃO E DO PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO UEL LIDER DO GEPEI – GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO E INFÃNCIA VICE COORDENADORA DO COLEGIADO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Lauriete da Silva Bernardes Vicente, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil(2011). Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal de Cambe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação infantil.

Published

2018-12-20

How to Cite

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO INICIAL DE PROFESSORES. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(4), 106-117. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2482

Most read articles by the same author(s)