CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO REVOLUCIONÁRIA NA AMÉRICA LATINA: UM ESTUDO DA CAMPANHA DE ALFABETIZAÇÃO CUBANA

Autores

  • Dayane de Freitas Colombo Rosa
  • Roseli Gall do Amaral da Silva
  • José Joaquim Pereira Melo

Resumo

Este artigo tem como objeto de pesquisa a história da educação na América Latina, em específico a história da educação em Cuba no período de 1959 à 1961. Foi desenvolvida uma breve análise da campanha contra o analfabetismo e suas implicações para a formação de um modelo de homem revolucionário denominado de: o homem novo, em que a educação foi utilizada como um dos pilares fundamentais para uma práxis revolucionária. Como fontes foram utilizados o Discurso de Fidel de 1979, a Cartilha Venceremos e o Manual Alfabeticemos. A cartilha foi elaborada levando em consideração os processos históricos vivenciados por Cuba naquele momento, e o Manual continha orientações ao professor sobre como utilizar a cartilha e, como aplicar corretamente a metodologia proposta. Além disso, tratava de temas de orientação revolucionária, em uma tentativa de politizar os voluntários e de direcioná-los com relação ao foco que deveria ser dado às discussões dos temas.

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Como Citar

CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO REVOLUCIONÁRIA NA AMÉRICA LATINA: UM ESTUDO DA CAMPANHA DE ALFABETIZAÇÃO CUBANA. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(3), 83-91. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2191

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