REDUÇÃO DE RUÍDOS EM SINAIS DE VIBRAÇÕES DE IMPLOSÃO DE BOLHAS NA CAVITAÇÃO EM GRANDES DUTOS DE ÁGUA

Autores

  • Fernanda Paula Barbosa Pola UNESP
  • Ives Renê Venturini Pola

Palavras-chave:

Transformada de Fourier, Análise de Sinais, Escoamentos em Dutos, Implosão de Bolhas de Vapor de Água, Redução de Ruído.

Resumo

Esse trabalho apresenta uma análise matemática dos sinais de vibrações causadas pela implosão de bolhas de vapor d’agua presentes no escoamento em grandes dutos de água. Deste modo, o objetivo deste estudo foi identificar a duração e a frequência destas vibrações, que são importantes para estudos sobre o fenômeno de implosão de bolhas pelas suas consequências. A metodologia constou de técnicas de análise de sinais como a medição do sinal original por transformadas de Fourier e do espectro de potência para distinguir frequências dos pulsos de picos de ruídos. Assim, foi usado o espectrograma do sinal para definir a localização temporal, utilizando-se outros parâmetros, de forma a aumentar sua resolução temporal. Para a determinação da localização temporal dos pulsos foi construído um filtro passa-baixa em torno de cada uma das frequências determinadas, na transformada de Fourier do sinal. Concluímos que somando todas as componentes filtradas do sinal obtemos uma aproximação do sinal original sem ruídos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-03

Como Citar

Barbosa Pola, F. P., & Venturini Pola, I. R. (2017). REDUÇÃO DE RUÍDOS EM SINAIS DE VIBRAÇÕES DE IMPLOSÃO DE BOLHAS NA CAVITAÇÃO EM GRANDES DUTOS DE ÁGUA. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 8(4), 68–78. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1902

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)