DETERMINAÇÃO DAS FUNÇÕES DE PERTINÊNCIA DOS ÍNDICES DA QUALIDADE DA ÁGUA E DE SUBSTÂNCIAS TÓXICAS E ORGANOLÉPTICAS

Autores

  • Luís Roberto Almeida Gabriel Filho CET/UNESP
  • Camila Pires Cremasco FATEC/Presidente Prudente
  • Luiz Roberto Almeida Gabriel FCT/UNESP
  • Polyana de Aguir Romanini FCT/UNESP
  • José Eduardo Ferreira Gabriel FAI/Adamantina
  • Leonardo Rigo Almeida Gabriel6 Unoeste/Presidente Prudente

Resumo

Devido à grande preocupação existente com a qualidade da água de rios no estado de São Paulo, são necessárias avaliações que utilizem técnicas eficientes e de fácil interpretação pelos usuários. Para uma avaliação precisa e robusta da qualidade da água é necessária a utilização técnicas que envolvam um grande número de parâmetros e suas interações. Neste trabalho, efetuou-se uma modelagem matemática para avaliação da qualidade da água considerando diversos parâmetros utilizados em geral para a classificação da água, tais como índices definidos por IAP (índice da qualidade da água bruta para fins de abastecimento público), IAV (índice de qualidade de água para proteção da vida aquática) e ISTO (índice de substâncias tóxicas e organolépticas), além das variáveis ecotoxicológicas, físicas, hidrológicas, químicas e microbiológicas. Foram elaboradas funções de pertinência para modelos fuzzy com o objetivo de se obter um novo método de descrição da qualidade da água, permitindo avaliações futuras da qualidade da água através de um único índice que considere todos os parâmetros citados. Dentre as vantagens da aplicação da lógica fuzzy, é possível destacar sua simplicidade e seu baixo custo computacional, além da redução de perdas de informações por sua capacidade de obtenção de graus de pertinência para cada classe de geo-objetos. A criação das funções de pertinência analiticamente e também por implementação computacional no software Matlab® foi baseada em informações do Ministério da Saúde e tais funções mostraram-se adequadas em relação aos dados observados para qualquer possível futura avaliação das situações futuras da qualidade de água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Roberto Almeida Gabriel Filho, CET/UNESP

Docente do curso de Administração (CET/UNESP), Docente do curso de Pós-Graduação em Agronomia/Irrigação e Drenagem (FCA/UNESP), Licenciado em Matemática (FCT/UNESP), Mestre em Matemática Pura (ICMC/USP) e Doutor em Agronomia/Energia na Agricultura (FCA/UNESP)

Camila Pires Cremasco, FATEC/Presidente Prudente

Docente do curso de Tecnologia no Agronegócio (FATEC/Presidente Prudente), Licenciada em Matemática (FCT/UNESP), Mestre em Matemática Pura (DM/UFSCAR) e Doutora em Agronomia/Energia na Agricultura (FCA/UNESP)

Luiz Roberto Almeida Gabriel, FCT/UNESP

Docente do Departamento de Matemática (FCT/UNESP) e Livre Docente em Álgebra Linear (FCT/UNESP)

Polyana de Aguir Romanini, FCT/UNESP

Licenciada e Especialista em Matemática (FAI/Adamantina) e Mestranda em Matemática Aplicada e Computacional (FCT/UNESP)

José Eduardo Ferreira Gabriel, FAI/Adamantina

Docente dos cursos de Administração e Economia (FAI/Adamantina) e Doutor em Agronomia/Energia na Agricultura (FCA/UNESP)

Leonardo Rigo Almeida Gabriel6, Unoeste/Presidente Prudente

Médico do (AME/Tupã) e Graduado e Especialista em Medicina (Unoeste/Presidente Prudente)

Downloads

Publicado

2010-08-12

Como Citar

Almeida Gabriel Filho, L. R., Pires Cremasco, C., Roberto Almeida Gabriel, L., de Aguir Romanini, P., Ferreira Gabriel, J. E., & Rigo Almeida Gabriel6, L. (2010). DETERMINAÇÃO DAS FUNÇÕES DE PERTINÊNCIA DOS ÍNDICES DA QUALIDADE DA ÁGUA E DE SUBSTÂNCIAS TÓXICAS E ORGANOLÉPTICAS. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 1(1), 46–55. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/309

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)