CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A TÉCNICA EM CATETERISMO VESICAL

  • Simone Shirasaki Orosco Unoeste
  • Crisitiane Gracielle da Silva Unoeste
  • Thatiana Killian de Almeida Unoeste
Palavras-chave: Conhecimento, ensino, cateteres de demora, educação em enfermagem, estudantes de enfermagem

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem acerca do cateterismo vesical de longa permanência. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, com abordagem quantitativa. Foi aplicado um instrumento com questões de múltipla escolha aos graduandos de uma universidade do interior paulista. A amostra foi composta por 81 acadêmicos do sétimo termo, sendo a maioria do sexo feminino, faixa etária de 20 a 30 anos, estudantes do período noturno, solteiros, renda familiar de 1 a 4 salários mínimos, não possuem formação e nem experiência na área de enfermagem. As questões que apresentaram maior porcentagem de acertos foram sobre os materiais necessários para o procedimento (93,8%), etapa que não faz parte do fim da técnica (87,7%) e parte do processo do cateterismo (76,5%). Conclui-se que boa parte dos estudantes tem conhecimento acerca da técnica, pois na maioria das questões mais da metade do grupo apontou a alternativa correta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Shirasaki Orosco, Unoeste
Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Oeste Paulista (2000), Especialização em Assistência de Enfermagem a Pacientes com feridas pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2010). Atualmente é professora da Universidade do Oeste Paulista e graduanda em medicina. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Adulto e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de feridas, saúde do adulto, saúde pública e educação.
Crisitiane Gracielle da Silva, Unoeste
Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Oeste Paulista
Thatiana Killian de Almeida, Unoeste
Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Oeste Paulista
Publicado
2020-01-24
Como Citar
Orosco, S. S., da Silva, C. G., & de Almeida, T. K. (2020). CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A TÉCNICA EM CATETERISMO VESICAL. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 11(3), 62-71. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/2109
Seção
Artigos Originais