APRENDIZADO MOTOR COM APLICAÇÃO DE LABIRINTO VIRTUAL E REAL NA SÍNDROME DE DOWN

Authors

  • Bruna Henis Rodrigues Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Camila Pereira Silvério
  • Carlos Alberto Alvim Franzini Junior
  • Caroline Pereira Santos
  • Daniela Tanajura Caldeira
  • Bianca Cardoso Silva
  • Francis Lopes Pacagnelli
  • Maria Tereza Artero Prado
  • Carlos Bandeira de Mello Monteiro
  • Deborah Cristina Gonçalves Luiz Fernani

Keywords:

síndrome de down, desenvolvimento infantil, aprendizagem em labirinto, atividade motora.

Abstract

O objetivo deste estudo foi analisar a aprendizagem motora em indivíduos com Síndrome de Down (SD). Foram avaliados 28 indivíduos (média de idade de 16,28±2,89 anos) com SD (GE) e com desenvolvimento típico (GC) nas fases: Aquisição (realização 30 vezes labirinto no computador); Retenção (mais 5 repetições); Transferência (5 repetições em folha de papel). Verificou-se melhora do tempo do primeiro (GE=23,58±2,27s; GC=7,21±0,70s) para o último bloco da Aquisição (GE=19,18±2,73s; GC=5,52±0,22s) para ambos os grupos. Na Retenção o GE e o GC mantiveram a média de tempo de execução da tarefa (GE=19,23±1,01s; GC=5,02±0,14s) em comparação ao último bloco da Aquisição. E na Transferência o GE aumentou a média de tempo e o GC manteve (GE=23,98±2,86; GC=5,02±0,05s), em relação à Retenção, sendo que todos os achados foram significativos (p<0,0001), fato que demonstra desempenho inferior dos indivíduos com SD e não consolidação do aprendizado motor na tarefa de labirinto realizada na interface real.

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Published

2016-05-16

Issue

Section

Artigos Originais

How to Cite

APRENDIZADO MOTOR COM APLICAÇÃO DE LABIRINTO VIRTUAL E REAL NA SÍNDROME DE DOWN. (2016). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 7(3), 62-70. https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1510

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