AVALIAÇÃO DO CONTROLE POSTURAL E DA PRESSÃO PLANTAR EM PESSOAS COM ALTERAÇÃO VISUAL

Autores

  • José Carlos de Lima Júnior Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT)
  • Sra. Débora Cristina Nunes Carvalho Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT)
  • Msc. Rafael Victor Ferreira do Bonfim Faculdade Integral Diferencial (FACID/DeVry)
  • Sr. Vivaldo Xavier Silva Sousa Associação de Ensino Superior do Piauí (Aespi)

Palavras-chave:

equilíbrio postural, visão ocular, transtornos visuais, estrabismo, deformidades do pé.

Resumo

O estudo objetivou avaliar o controle postural e a pressão plantar em pessoas com alteração visual, utilizando como referência o estrabismo. Participaram do estudo trinta e quatro voluntários, divididos em dois grupos: Grupo com Alteração Visual (GAV) com dezessete indivíduos com estrabismo e um Grupo Controle (GC) formado por dezessete indivíduos com visão normal. Todos os participantes foram submetidos às avaliações da pressão plantar e do equilíbrio através do exame da baropodometria computadorizada. Não houve diferença significativa na distribuição da pressão na região plantar entre os dois grupos. Na avaliação do equilíbrio, a velocidade média de oscilação e o deslocamento látero-lateral, com olhos abertos, apresentaram diferença estatística entre os grupos, bem como o deslocamento ântero-posterior, com olhos fechados. Conclui-se que não houve diferença estatisticamente significante na distribuição da pressão plantar ao comparar os dois grupos. Há alterações significativas no equilíbrio em indivíduos com alteração visual no deslocamento L/L e na velocidade média de oscilação, quando com os olhos abertos, no entanto existe uma correlação positiva em relação ao deslocamento A/P na condição olhos fechados, quando comparados com os indivíduos com visão normal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Carlos de Lima Júnior, Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT)
    Fisioterapeuta graduado pela Faculdade CEUT. Especialização em andamento em Terapia Intensiva e Hospitalar. Atua na área da Fisioterapia Intensiva e Cardiorrespiratória.
  • Sra. Débora Cristina Nunes Carvalho, Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT)
    Fisioterapeuta graduado pela Faculdade CEUT. Especialização em andamento em Traumato-Ortopedia. Atua na área da Fisioterapia geral.
  • Msc. Rafael Victor Ferreira do Bonfim, Faculdade Integral Diferencial (FACID/DeVry)
    Fisioterapeuta Mestre em Bioengenharia pela Universidade do Vale da Paraíba - Univap. Atua na área da Fisioterapia geral.
  • Sr. Vivaldo Xavier Silva Sousa, Associação de Ensino Superior do Piauí (Aespi)
    Fisioterapeuta Mestre em Bioengenharia pela Universidade do Vale da Paraíba - Univap. Atua na área da Fisioterapia geral.

Downloads

Publicado

2018-01-25

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

AVALIAÇÃO DO CONTROLE POSTURAL E DA PRESSÃO PLANTAR EM PESSOAS COM ALTERAÇÃO VISUAL. (2018). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 9(2), 09-16. https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1104

Artigos Semelhantes

61-70 de 257

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.