CHATGPT: COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE IMPULSIONAR O MARKETING
Palavras-chave:
Marketing. Inteligência Artificial. ChatGPT. Empresas.Resumo
Sabe-se que atualmente existem diversas ferramentas que auxiliam na tomada de decisão, aprimoramento e crescimento empresarial. Dentre essas, está a nova ferramenta de Inteligência Artificial, denominada ChatGPT, lançada no final de 2022, com a função de otimizar processos através de uma base de dados que contém informações básicas e complexas. Justificando a existência desse artigo, foram levantadas informações para uma breve introdução ao marketing com funcionalidades desenvolvidas pelo departamento nas empresas, com objetivo de introduzir a tecnologia ChatGPT para ascensão de processos. É válido ressaltar que os departamentos da área do marketing contam com inúmeros métodos para melhor propagar seus serviços e/ou produtos, pensando nisto a empresa poderá reduzir custos, aplicando a ferramenta, e utilizando de seus meios para chegar ao publico de maneira a qual possam ser inovadores em suas abordagens aos clientes, abrindo espaço para mais ideias enquanto se é otimizado tempo nas demandas de textos para propagandas entre outros. O presente artigo foi realizado através de abordagem qualitativas, tendo como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, e análise realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, onde foi constatado que a ferramenta mencionada pode apresentar grande influência na aplicabilidade de determinadas funções no marketing, com grande destaque ao se tratar de agilidade, atendimento, mensuração de resultados e campanhas.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CÂMARA, R. H. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais, Revista Interinstitucional de Psicologia, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 179–191, 1 jul. 2013.
CAVALLIN, M. A. S. Qual o papel do departamento de marketing em uma empresa e como estruturá-lo da melhor maneira? Fleeg. 2023. Disponível em: https://fleeg.com/blog/inbound-marketing/departamento-de-marketing/ . Acesso em: 22 maio 2023.
DANTON, E. O que faz o departamento de marketing? Edm2. Disponível em: https://www.edm2.com.br/blog/o-que-faz-o-departamento-de-marketing/. Acesso em: 22 de maio de 2023.
F1 COMMERCE. ChatGPT: como usar essa ferramenta a favor do seu e-commerce? (2023). Disponível em: https://blog.f1commerce.com/chat-gpt-como-usar-essa-ferramenta-a-favor-do-seu-e-commerce/ Acesso em: 22 de maio de 2023
FIA. O que é ChatGPT, impactos e como usar esta inteligência artificial? Business School. 2023. Disponível em: https://fia.com.br/blog/chat-gpt/. Acesso em: 20 maio 2023.
FRAIWAN, M.; KHASAWNEH, N. A review of ChatGPT applications in education, marketing, software engineering, and healthcare: benefits, drawbacks, and research directions. Computers and Society, 29 abr. 2023.
GEORGE, A. S.; GEORGE, A. S. H.; MARTIN, A. S. G. A Review of ChatGPT AI’s Impact on Several Business Sectors. Partners Universal International Innovation Journal (PUIIJ), v. 1, n. 1, p. 9–23, 15 fev. 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HALEEM, A.; JAVAID, M.; SINGH, R. P. An era of ChatGPT as a significant futuristic support tool: a study on features, abilities, and challenges. BenchCouncil Transactions on Benchmarks, Standards and Evaluations, v. 2, n. 4, p. 100089, 5 mar. 2023.
JAIN, V.; RAI, H.; PARVATHY; MOGAJI, E. The prospects and challenges of ChatGPT on marketing research and practices. Social Science Research Network, mar. 2023. https://doi.org/10.2139/ssrn.4398033
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I; Marketing 5.0: technology for humanity. John Wiley & Sons, 2021.
KOTLER, P.; KARTAJAYA H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio De Janeiro: Elsevier, 2010. https://doi.org/10.1002/9781118257883
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson, 2018.
KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. São Paulo: Bookman Editora, 2023.
MERRIAM, S. B. Qualitative research and case study applications in education. 2nd. ed. São Francisco, CA: Jossey-Bass, 1998.
MIKLOSIK, A.; EVANS, N. Impact of big data and machine learning on digital transformation in marketing: a literature review. IEEE Access, v. 8, p. 1–1, 2020. https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/9103568
NUNES,R. A; BRANCO, V. R. C. Do marketing tradicional ao marketing digital: um novo contexto competitivo. Revista Santa Rita, Jaçanã-SP, n. 18, p. 15-23, 2014.
OLIVEIRA JUNIOR, O. N.; PARDO, T. A. S.; NUNES, M. G. V. ChatGPT: o robô que mostra como a inteligência artificial pode revolucionar nossas vidas. Jornal da USP, 13 fev. 2023.
PARETO. 16 Exemplos de inteligência artificial e aplicações no dia a dia. set. 2023 Disponível em: https://blog.pareto.io/exemplos-de-inteligencia-artificial/. Acesso em: 10 de maio de 2023.
PASSOS, M. R. L; ELEUTÉRIO JÚNIOR, J. Chatbot, ChatGPT: inteligência artificial e/ou inteligência comercial e/ou inverdades robotizadas, por enquanto. Brazilian Journal of Sexually Transmitted Diseases, v. 35, 2023.
PATEL, S. B.; LAM, K. ChatGPT: the future of discharge summaries? The Lancet Digital Health, v. 5, n. 3, p. e107-e108, 2023. https://doi.org/10.1016/S2589-7500(23)00021-3
PIN, S. S. D. Uma análise experimental sobre o teste de Turing: análise do comportamento e sistemas computacionais. In: Denise de Matos Manoel Souza; Felipe Maciel dos Santos Souza. (Org.). Ciências do comportamento: questões atuais, desafios e possibilidades. 1.ed. Itapiranga: Schreiben, 2022, p. 1-170, 2022.
PRADO, C. A era da inteligência artificial. Ciência hoje, 360, nov. 2019. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/a-era-da-inteligencia-artificial/. Acesso em: 11 maio 2023.
R&D MARKETING DIGITAL. Descubra como o ChatGPT pode ajudar a impulsionar o seu marketing. Agência de Marketing Digital, 2023. Disponível em: https://rdmarketing.com.br/descubra-como-o-chat-gpt-pode-ajudar-a-impulsionar-o-seu-marketing/. Acesso em: 20 maio 2023.
REZENDE, A. A. DE; MARCELINO, J. A.; MIYAJI, M. A Reinvenção das vendas: as estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na pandemia de COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 6, 1 jun. 2020.
RIVAS, P.; ZHAO, L. Marketing with ChatGPT: navigating the ethical terrain of GPT-based chatbot technology. AI, v. 4, n. 2, p. 375–384, 10 abr. 2023. https://doi.org/10.3390/ai4020019
ROSSONI, L.; CHAT GPT. A inteligência artificial e eu: escrevendo o editorial juntamente com o ChatGPT. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 21, n. 3, p. 399-405, 2022. https://doi.org/10.21529/RECADM.2022ed3
ROUHIAINEN, L. Inteligência Artificial: 101 cosas que deber saber hoy sobre nuestro futuro. Barcelona: Alienta, 2018c. Disponível em: https://static0planetadelibroscom.cdnstatics.com/libros_contenido_extra/40/39308_Inteligencia_artificial.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.
RUSSELL, S. J.; NORVIG, P. Inteligência artificial. 3rd ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. Disponível em: https://www.cin.ufpe.br/~gtsa/Periodo/PDF/4P/SI.pdf. Acesso em: 11 maio 2023.
SANTOS, D. S; SILVA, M. M. P. A importância do marketing empresarial para micro e pequenas empresas. Revista Facima Digital Gestão, Alagoas, p. 29-44, 2015.
SANTOS, T.; LIMA, M. V. V.; BRUNETTA, D. F.; FABRIS, C.; SELEME, A. O desenvolvimento do marketing: uma perspectiva histórica. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 89–102, 2009. https://doi.org/10.5700/rege360
TEIXEIRA, J. O que é inteligência artificial. [s.l.]: E-Galáxia, 2019. https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=oDSZDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT5&dq=O+que+%C3%A9+intelig%C3%AAncia+artificial&ots=5HfuHeXwNV&sig=lqM6LxDBdMs0TsHtYA-vRixO6dk#v=onepage&q=O%20que%20%C3%A9%20intelig%C3%AAncia%20artificial&f=false
VIEIRA, R; LOPES, L. Processamento de linguagem natural e o tratamento computacional de linguagens científicas. In: PERNA, C. L.; DELGADO, H. K.; FINATTO, M. J. (org.) Linguagens especializadas em corpora: modos de dizer e interfaces de pesquisa. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010. p.183-201.
VILAÇA, M. L. C.; ARAÚJO, E. V. F. Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias: UNIGRANRIO, 2016.
WEETHUB. Funções do marketing: saiba agora o que esse departamento pode fazer pela sua empresa. 2018. Disponível em: https://weethub.com/blog/funcoes-do-marketing-saiba-agora-o-que-esse-departamento-pode-fazer-pela-sua-empresa/. Acesso em: 22 maio 2023.
ZHU, J.-J.; JIANG, J.; YANG, M.; REN, Z. J. ChatGPT and Environmental Research. Environmental Science & Technology, v. 57, n. 46, p.17667-17670, mar. 2023. https://doi.org/10.1021/acs.est.3c01818