O PAPEL FUNDAMENTAL DA CIÊNCIA NO RESGUARDO DO DIREITO À SAÚDE NO CENÁRIO PANDÊMICO
Palavras-chave:
Ciência, Pandemia, Saúde, FundamentalResumo
Pelo presente estudo foi possível denotar mais uma vez o papel essencial e fundamental da ciência ao resguardo da saúde, onde se verificou que somente pela intervenção da ciência que se obtém resultados à contenção e diminuição dos efeitos decorrentes de determinada doença, tal como a pandemia do coronavírus. Muito embora tenha sido conferido o caráter fundamental da ciência o Estado brasileiro penou em reconhecer esse ramo como indispensável, sendo necessária a vinda de mortes para a busca de uma correta solução para o problema da ciência, levando em consideração que com parcos recursos a ciência conseguiu obter resultados eficazes para a consecução da saúde, com o correspondente da vacina. Partindo da premissa da ciência e seu caráter fundamental o objetivo do presente trabalho foi delinear a abrangência e aplicação desse ramo para com o resguardo do Direito à Saúde, ainda mais quando uma pandemia exige um agir emergencial e urgente para a contenção de seus efeitos. Para a efetiva consecução do pleno desenvolvimento do trabalho foi utilizado o método indutivo, partindo da ciência e seus efeitos aos demais eixos governamentais. Nesse ínterim que, demonstrado o caráter fundamental da ciência para com o resguardo à saúde, é possível chegar a conclusão estrita de que a ciência tem de andar de mãos dadas com a saúde, visto que essa última depende estritamente da primeira, como também os profissionais da saúde ao aplicar os preceitos da ciência ao resguardo da saúde.
Downloads
Referências
ARAUJO, Luiz Alberto David; JÚNIOR, Vidal Serrano Nunes. Curso de direito constitucional. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
BARROSO, Luís Roberto. Medicamentos de alto custo. Luís Roberto Barroso Jurisdição Constitucional e Debates Públicos. Disponível em: https://luisrobertobarroso.com.br/wp-content/uploads/2016/10/RE-566471-Medicamentos-de-alto-custo-versa%CC%83o-final.pdf. Acesso em: 04 ago. 2021.
BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e aplicação da constituição : fundamentos de uma dogmática constitucional transformadora. São Paulo: Saraiva, 1996.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 05 ago. 2021.
______. Supremo Tribunal Federal. ADI 6357. Requerente: Presidente da República. Relator: Ministro Alexandre de Moraes. Brasília, DJE 31.03.2020. Disponível em: http://portal.stf.jus.br/processos/downloadPeca.asp?id=15342780618&ext=.pdf. Acesso em: 04 ago. 2021.
NEGRI, Fernanda de et al. Tecnologia frente à pandemia: como a pesquisa científica e a inovação estão ajudando a combater o novo coronavírus no Brasil e no mundo, Brasília, 27 mar. 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/182-corona#_edn1. Acesso em: 05 ago. 2021.
COVID 19 public health emergency of international concern (PHEIC). World Health Organization. Disponível em: https://www.who.int/blueprint/priority-diseases/key-action/Global_Research_Forum_FINAL_VERSION_for_web_14_feb_2020.pdf?ua=1. Acesso em: 05 ago. 2021.
CRUZ, Adriane. A queda da imunização no Brasil. Revista Consensus 25. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/revistaconsensus_25_a_queda_da_imunizacao.pdf. Acesso em: 04 ago. 2021.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio : o dicionário da língua portuguesa. 6. ed. rev. atual. Curitiba: Positivo, 2006.
KFOURI NETO, Miguel. Responsabilidade civil do médico. 5. ed. rev. e atual. à luz do novo Código Civil, com acréscimo doutrinário e jurisprudencial. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003.
MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 11. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2016.
O PAPEL da ciência no combate à pandemia. UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/35651/o-papel-da-ciencia-no-combate-a-pandemia. Acesso em: 04 ago. 2021.
PIRES, Breiller. Ciência brasileira sofre com cortes de verbas e encara cenário dramático para pesquisas em 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-12-31/ciencia-brasileira-sofre-com-cortes-de-verbas-e-encara-cenario-dramatico-para-pesquisas-em-2021.html. Acesso em: 05 ago. 2021.
SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 32. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2009.