O PAPEL FUNDAMENTAL DA CIÊNCIA NO RESGUARDO DO DIREITO À SAÚDE NO CENÁRIO PANDÊMICO

Autores

  • Fábio Dias da Silva Universidade Estadual De Londrina – UEL
  • Daniel Merizio Casati Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Palavras-chave:

Ciência, Pandemia, Saúde, Fundamental

Resumo

Pelo presente estudo foi possível denotar mais uma vez o papel essencial e fundamental da ciência ao resguardo da saúde, onde se verificou que somente pela intervenção da ciência que se obtém resultados à contenção e diminuição dos efeitos decorrentes de determinada doença, tal como a pandemia do coronavírus. Muito embora tenha sido conferido o caráter fundamental da ciência o Estado brasileiro penou em reconhecer esse ramo como indispensável, sendo necessária a vinda de mortes para a busca de uma correta solução para o problema da ciência, levando em consideração que com parcos recursos a ciência conseguiu obter resultados eficazes para a consecução da saúde, com o correspondente da vacina. Partindo da premissa da ciência e seu caráter fundamental o objetivo do presente trabalho foi delinear a abrangência e aplicação desse ramo para com o resguardo do Direito à Saúde, ainda mais quando uma pandemia exige um agir emergencial e urgente para a contenção de seus efeitos. Para a efetiva consecução do pleno desenvolvimento do trabalho foi utilizado o método indutivo, partindo da ciência e seus efeitos aos demais eixos governamentais. Nesse ínterim que, demonstrado o caráter fundamental da ciência para com o resguardo à saúde, é possível chegar a conclusão estrita de que a ciência tem de andar de mãos dadas com a saúde, visto que essa última depende estritamente da primeira, como também os profissionais da saúde ao aplicar os preceitos da ciência ao resguardo da saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAUJO, Luiz Alberto David; JÚNIOR, Vidal Serrano Nunes. Curso de direito constitucional. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

BARROSO, Luís Roberto. Medicamentos de alto custo. Luís Roberto Barroso Jurisdição Constitucional e Debates Públicos. Disponível em: https://luisrobertobarroso.com.br/wp-content/uploads/2016/10/RE-566471-Medicamentos-de-alto-custo-versa%CC%83o-final.pdf. Acesso em: 04 ago. 2021.

BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e aplicação da constituição : fundamentos de uma dogmática constitucional transformadora. São Paulo: Saraiva, 1996.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 05 ago. 2021.

______. Supremo Tribunal Federal. ADI 6357. Requerente: Presidente da República. Relator: Ministro Alexandre de Moraes. Brasília, DJE 31.03.2020. Disponível em: http://portal.stf.jus.br/processos/downloadPeca.asp?id=15342780618&ext=.pdf. Acesso em: 04 ago. 2021.

NEGRI, Fernanda de et al. Tecnologia frente à pandemia: como a pesquisa científica e a inovação estão ajudando a combater o novo coronavírus no Brasil e no mundo, Brasília, 27 mar. 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/182-corona#_edn1. Acesso em: 05 ago. 2021.

COVID 19 public health emergency of international concern (PHEIC). World Health Organization. Disponível em: https://www.who.int/blueprint/priority-diseases/key-action/Global_Research_Forum_FINAL_VERSION_for_web_14_feb_2020.pdf?ua=1. Acesso em: 05 ago. 2021.

CRUZ, Adriane. A queda da imunização no Brasil. Revista Consensus 25. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/revistaconsensus_25_a_queda_da_imunizacao.pdf. Acesso em: 04 ago. 2021.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio : o dicionário da língua portuguesa. 6. ed. rev. atual. Curitiba: Positivo, 2006.

KFOURI NETO, Miguel. Responsabilidade civil do médico. 5. ed. rev. e atual. à luz do novo Código Civil, com acréscimo doutrinário e jurisprudencial. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003.

MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 11. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2016.

O PAPEL da ciência no combate à pandemia. UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/35651/o-papel-da-ciencia-no-combate-a-pandemia. Acesso em: 04 ago. 2021.

PIRES, Breiller. Ciência brasileira sofre com cortes de verbas e encara cenário dramático para pesquisas em 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-12-31/ciencia-brasileira-sofre-com-cortes-de-verbas-e-encara-cenario-dramatico-para-pesquisas-em-2021.html. Acesso em: 05 ago. 2021.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 32. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2009.

Downloads

Publicado

2022-02-02

Como Citar

O PAPEL FUNDAMENTAL DA CIÊNCIA NO RESGUARDO DO DIREITO À SAÚDE NO CENÁRIO PANDÊMICO. (2022). Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 5(2), 60-71. https://journal.unoeste.br/index.php/cs/article/view/4219

Artigos Semelhantes

21-30 de 51

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.