CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA DE COVID-19: UMA PERSPECTIVA DA GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRIVADA – REFLETIR, AGIR, RECUAR OU ANTECIPAR?

Autores

  • Jedídja Hadassa de Santana Varela Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ahiram Brunni Cartaxo de Castro Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Carlos Antônio Freitas da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cristine Hermann Nodari Universidade Potiguar e Universidade Feevale
  • Arthur William Pereira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Palavras-chave:

COVID-19., Gestão, Educação Infantil

Resumo

Diante da pandemia de COVID-19, que posicionamentos são eficazes para escolas de educação infantil? Por volta do mês de Março de 2020, o que não era jamais previsto tornou-se real, impactante e devastador. Surge a pandemia do COVID-19 provocada pelo vírus SARS-CoV-2. Inicialmente as escolas buscaram medidas protetivas, mas em virtude do isolamento e distanciamento social, criança a criança a escola foi se esvaziando. Quais direcionamentos tomar a partir de então? Alguns teóricos da análise institucional teriam respostas e ferramentas como a investigação das representações sociais dos pais, dos alunos, ou dos professores sobre o papel da escola na pandemia, isto traria a percepção da comunidade escolar e talvez estratégias de enfrentamento. No entanto, não houve tempo para isto. A necessidade de dar respostas aos investimentos financeiros dos pais e de tempo não aplicado as suas demandas sociais, profissionais e até emocionais, tendo as crianças fora da escola, tomou a todos de ansiedade para agir mais do que de ponderação para refletir em uma saída efetiva. E, como lidar com um perfil docente que dantes usava o vínculo, o protagonismo e as vivências da criança para iniciar o processo de mediação educativa, se agora a via de comunicação desafia o processo educativo pelo distanciamento, e por tempo indeterminado? Que papel assumiram os pais? São algumas das inquietações levantadas e refletidas neste artigo de opinião.

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Biografia do Autor

  • Jedídja Hadassa de Santana Varela, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em Psicologia pela Universidade Potiguar. Psicóloga Escolar executando projeto de desenvolvimento de competências sócio emocionais na educação infantil.

  • Carlos Antônio Freitas da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professor de Música na educação básica. No YouTube, comanda o canal Musicalizando com Tio Carlos. Aluno especial no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui graduação em Música pela UFRN.

  • Cristine Hermann Nodari, Universidade Potiguar e Universidade Feevale

    Doutora em Administração com Pós-Doutorado na mesma área. Desenvolve pesquisas relacionados a inovação, competitividade e mercado.

  • Arthur William Pereira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Doutor em Administração pela Universidade Potiguar; Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido e em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Professor de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

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Publicado

2021-03-11

Edição

Seção

Dossiê: Pandemia de COVID-19 e suas repercussões jurídicas e sociais no Brasil

Como Citar

CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA DE COVID-19: UMA PERSPECTIVA DA GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRIVADA – REFLETIR, AGIR, RECUAR OU ANTECIPAR?. (2021). Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 4(4), 143-147. https://journal.unoeste.br/index.php/cs/article/view/3862

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