CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA DE COVID-19: UMA PERSPECTIVA DA GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRIVADA – REFLETIR, AGIR, RECUAR OU ANTECIPAR?
Palavras-chave:
COVID-19., Gestão, Educação InfantilResumo
Diante da pandemia de COVID-19, que posicionamentos são eficazes para escolas de educação infantil? Por volta do mês de Março de 2020, o que não era jamais previsto tornou-se real, impactante e devastador. Surge a pandemia do COVID-19 provocada pelo vírus SARS-CoV-2. Inicialmente as escolas buscaram medidas protetivas, mas em virtude do isolamento e distanciamento social, criança a criança a escola foi se esvaziando. Quais direcionamentos tomar a partir de então? Alguns teóricos da análise institucional teriam respostas e ferramentas como a investigação das representações sociais dos pais, dos alunos, ou dos professores sobre o papel da escola na pandemia, isto traria a percepção da comunidade escolar e talvez estratégias de enfrentamento. No entanto, não houve tempo para isto. A necessidade de dar respostas aos investimentos financeiros dos pais e de tempo não aplicado as suas demandas sociais, profissionais e até emocionais, tendo as crianças fora da escola, tomou a todos de ansiedade para agir mais do que de ponderação para refletir em uma saída efetiva. E, como lidar com um perfil docente que dantes usava o vínculo, o protagonismo e as vivências da criança para iniciar o processo de mediação educativa, se agora a via de comunicação desafia o processo educativo pelo distanciamento, e por tempo indeterminado? Que papel assumiram os pais? São algumas das inquietações levantadas e refletidas neste artigo de opinião.
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