Notícias

PRORROGADO ATÉ 15/10/2025

 (v. 22, jan./dez. 2025 - Publicação Contínua/Continuous Publishing)

Revista Colloquium Humanarum - ISSN: 1809-8207 - editada pelo
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Na avaliação do quadriênio 2017-2020 obteve o Qualis A4.

 EMENTA:
As transformações ocorridas de forma acelerada no mundo do trabalho, no contexto da produção na Indústria 4.0, com acirrados mecanismos de uberização, decorrentes dos processos de reorganização do capitalismo digital, especialmente pós-crise financeira de 2008, têm provocado o aprofundamento da reforma empresarial na educação básica, mediante um projeto global em contínua ascensão. O papel do Estado na administração pública, caracterizado por um Estado Funcional e de Governança Corporativa, tem atuado na educação via parcerias com os Aparelhos Privados da Hegemonia, por meio de redes políticas para a definição da agenda política educacional, se responsabilizando por sua execução, controle e avaliação. Em meio a essa metaformização do mundo do trabalho, no capitalismo  na era digital, a proposta desse Dossiê temático selecionará artigos que apresentem análises sobre os avanços do capitalismo contemporâneo em sua era financeira-digital, a partir de mediações sobre as transformações digitais, uso da Inteligência Artificial na educação, os mecanismos de atuação e relação público-privada com as EdTechs e grupos empresariais, organizações sociais e organizações da sociedade Civil de Interesse Público, com sua amplificação nas diferentes ações e modelos. Propomos o recebimento de artigos sobre as políticas educacionais e sua relação com a plataformização educacional, em diferentes aspectos, que abordem análise comparativa entre países, e sobretudo a relação com a plataformização da educação básica em países da América Latina e o Caribe. Interessa-nos pesquisas que aprofundem a compreensão sobre os mecanismos de controle e governança corporativa do Estado pós-crise financeira de 2008, o novo-neoliberalismo ou ultraneoliberalismo presente na atuação do Estado e nas reformas educacionais no contexto da plataformização educacional, mecanismos de financeirização, reformas educacionais decorrentes da relação estabelecida com as plataformas e as transformações digitais, o solucionismo e o tecnosolucionismo presente nas práticas pedagógicas e políticas educacionais. Os temas a serem abordados nos artigos podem envolver especificamente a relação da plataformização educacional no capitalismo digital, nas diversas frentes da educação básica, sejam elas, as etapas e modalidades de ensino, o currículo, a formação inicial e continuada de professores, a valorização e carreira docente, a relação de aprendizagem com os alunos e comunidade escolar, o financiamento da educação e a avaliação educacional.

Palavras-chave: Plataformização Educacional; Educação Básica; Política Digital; Capitalismo Digital

Organizadores:

Dra. Jani Alves da Silva Moreira – Universidade Estadual de Maringá

Dr. Leonardo Dorneles Gonçalves – Universidade Federal do Rio Grande

Dra. Maria Eunice França Volsi - Universidade Estadual de Maringá

Dra. Paula Gonçalves Felício - Universidade Estadual de Maringá e Universidade de Barcelona

 

 

Dossiê: EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES
(v. 21, jan./dez. 2024 - Publicação Contínua/Continuous Publishing)

Data limite para recebimento dos trabalhos: Prorrogado até o dia 18 de agosto de 2024


Revista Colloquium Humanarum - ISSN: 1809-8207 - editada pelo
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste
Paulista (Unoeste). Na avaliação do quadriênio 2017-2020 obteve o Qualis A4.

EMENTA:
A promoção dos direitos humanos é uma responsabilidade partilhada e não esgotável em dispositivos legais e normativos. É atual e premente a necessidade de visibilizar diferentes percursos de ação e investigação, onde educação e direitos humanos dialoguem com estudos de gênero, sexualidade, raça, etnia, geração e cultura, dentre outras temáticas. Esse dossiê temático pretende reunir pesquisas que contemplem a educação em direitos humanos numa perspectiva interdisciplinar, pelo que convidamos pesquisadores e pesquisadoras a enviarem artigos que contribuam com reflexões acerca do assunto e de outras formas de atuação na sociedade, no âmbito acadêmico, no âmbito escolar e não-escolar.

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos; Diversidade; Cultura.


Organizadoras:
· Profa. Dra. Fabiane Freire França – Universidade Estadual de Maringá (UEM), Programa de Pós-Graduação em Educação – PPE; Universidade Estadual do Paraná (Unespar) Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar; Sociedade e Desenvolvimento – PPGSeD
· Profa. Dra. Ana Carolina Morgado Ferreira de Frias – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (ESEC); Centro de Investigação & Inovação em Educação (inED); Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (CIDTFF)

 

 

Dossiê: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS E REALIDADES CONTEMPORÂNEAS.
(v. 21, jan./dez. 2024 - Publicação Contínua/Continuous Publishing)

Data limite para recebimento dos trabalhos: Prorrogado até o dia 25 de agosto de 2024


Revista Colloquium Humanarum - ISSN: 1809-8207 - editada pelo
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste
Paulista (Unoeste). Na avaliação do quadriênio 2017-2020 obteve o qualis A4.

EMENTA:
Indiscutivelmente, a educação infantil no Brasil, assim como em outras partes do mundo, tem ganhado relevo em textos legais, balizados essencialmente pela defesa aos direitos fundamentais das crianças à educação de boa qualidade e pelo reconhecimento das especificidades das práticas educativas destinadas à primeira infância. No entanto, no que se refere à formação de profissionais para atuar com a faixa etária de 0 a 5/6 anos e, particularmente, com o público infantil de 0 a 3 anos, o que se observa é a falta de assertividade das políticas educacionais e governamentais no anúncio e na manutenção de propostas formativas, tanto em cursos de formação inicial quanto em programas de formação contínua, resultando na permanência de indesejáveis lacunas no plano da produção de conhecimentos científicos e didático-pedagógicos, restringindo, com isso, as possibilidades de efetivação de importantes marcos legais. Comprometido em focalizar questões concernentes à formação de professores na correspondência com as perspectivas das atuais políticas e práticas pedagógicas para a educação infantil, este dossiê acolherá artigos que possam expandir as reflexões e os debates sobre esses temas.

 

Organizadoras:

  • Profa. Dra. Heloisa Toshie Irie Saito – Universidade Estadual de Maringá (UEM), Programa de Pós-Graduação em Educação – PPE.
  • Profa. Dra. Aliandra Cristina Mesomo Lira – Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Programa de Pós-Graduação em Educação.
  • Profa. Dra. Mônica Appezzato Pinazza – Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação – FEUSP.
  • Profa. Dra. Sabrina Plá Sandini – Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), pós-doutoranda.