Dossiê: PLATAFORMIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ERA DO CAPITALISMO DIGITAL

2025-07-15

Data limite para recebimento dos trabalhos: até o dia 30 de setembro de 2025

 (v. 22, jan./dez. 2025 - Publicação Contínua/Continuous Publishing)

Revista Colloquium Humanarum - ISSN: 1809-8207 - editada pelo
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Na avaliação do quadriênio 2017-2020 obteve o Qualis A4.

 

EMENTA:
As transformações ocorridas de forma acelerada no mundo do trabalho, no contexto da produção na Indústria 4.0, com acirrados mecanismos de uberização, decorrentes dos processos de reorganização do capitalismo digital, especialmente pós-crise financeira de 2008, têm provocado o aprofundamento da reforma empresarial na educação básica, mediante um projeto global em contínua ascensão. O papel do Estado na administração pública, caracterizado por um Estado Funcional e de Governança Corporativa, tem atuado na educação via parcerias com os Aparelhos Privados da Hegemonia, por meio de redes políticas para a definição da agenda política educacional, se responsabilizando por sua execução, controle e avaliação. Em meio a essa metaformização do mundo do trabalho, no capitalismo  na era digital, a proposta desse Dossiê temático selecionará artigos que apresentem análises sobre os avanços do capitalismo contemporâneo em sua era financeira-digital, a partir de mediações sobre as transformações digitais, uso da Inteligência Artificial na educação, os mecanismos de atuação e relação público-privada com as EdTechs e grupos empresariais, organizações sociais e organizações da sociedade Civil de Interesse Público, com sua amplificação nas diferentes ações e modelos. Propomos o recebimento de artigos sobre as políticas educacionais e sua relação com a plataformização educacional, em diferentes aspectos, que abordem análise comparativa entre países, e sobretudo a relação com a plataformização da educação básica em países da América Latina e o Caribe. Interessa-nos pesquisas que aprofundem a compreensão sobre os mecanismos de controle e governança corporativa do Estado pós-crise financeira de 2008, o novo-neoliberalismo ou ultraneoliberalismo presente na atuação do Estado e nas reformas educacionais no contexto da plataformização educacional, mecanismos de financeirização, reformas educacionais decorrentes da relação estabelecida com as plataformas e as transformações digitais, o solucionismo e o tecnosolucionismo presente nas práticas pedagógicas e políticas educacionais. Os temas a serem abordados nos artigos podem envolver especificamente a relação da plataformização educacional no capitalismo digital, nas diversas frentes da educação básica, sejam elas, as etapas e modalidades de ensino, o currículo, a formação inicial e continuada de professores, a valorização e carreira docente, a relação de aprendizagem com os alunos e comunidade escolar, o financiamento da educação e a avaliação educacional.

Palavras-chave: Plataformização Educacional; Educação Básica; Política Digital; Capitalismo Digital

 

Organizadores:

Dra. Jani Alves da Silva Moreira – Universidade Estadual de Maringá

Dr. Leonardo Dorneles Gonçalves – Universidade Federal do Rio Grande

Dra. Maria Eunice França Volsi - Universidade Estadual de Maringá

Dra. Paula Gonçalves Felício - Universidade Estadual de Maringá e Universidade de Barcelona