AS LEIS Nº. 10.639/03 E Nº. 11.645/08: DOS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E NEGROS

AS LEIS Nº. 10.639/03 E Nº. 11.645/08: DOS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E NEGROS

Autores/as

  • Vilma Aparecida Pinho Universidade Federal do Pará
  • FRANCILENE DE AGUIAR PARENTE, Sra. Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5747/ch.v15i3.2548

Resumen

Resumo: Este artigo aborda a formação de professores no contexto da educação diferenciada no curso de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA). Baseado na Pedagogia da Alternância, o curso é voltado para público diferenciado povos indígenas, quilombolas, negros e comunidades tradicionais. O estudo discute a importância desses sujeitos como agentes sociais para a proposição da transformação em suas coletividades e comunidades, nos diferentes espaços que ocupam e por onde circulam. O não lugar do indígena, do negro e do quilombola vivido na educação básica por nossos egressos demarca a força ideológica de uma epistemologia que obscurece a compreensão de sujeitos etnicamente diferenciados e da diversidade como perspectiva e lugar centralizado para pensar as relações sociais e viver em sociedade. Por meio da metodologia qualitativa a pesquisa com foco nas trajetórias de vida indica que na formação de professores, a perspectiva da educação para a diversidade tem sido observada na prática como estratégica desses docentes e das comunidades para o exercício do respeito à diferença. Além disso, esses indivíduos têm sido representados como professores, pesquisadores, articuladores políticos, dentre outras funções e papéis sociais.

 

Palavras-chave: formação de professores, educação diferenciada, sujeitos, diversidade cultural

 

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Biografía del autor/a

  • Vilma Aparecida Pinho, Universidade Federal do Pará
    Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Altamira da Faculdade de Educação. É coordenadora do Grupo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (GEABI)/UFPA.

Publicado

2018-12-19

Número

Sección

DOSSIÊ: FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS E PRÁTICAS

Cómo citar

AS LEIS Nº. 10.639/03 E Nº. 11.645/08: DOS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E NEGROS: AS LEIS Nº. 10.639/03 E Nº. 11.645/08: DOS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E NEGROS. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(3), 123-137. https://doi.org/10.5747/ch.v15i3.2548