FRACTAIS: UMA APLICAÇÃO DO TEOREMA DE NAPOLEÃO
Palavras-chave:
geometria; fractais, Teorema de NapoleãoResumo
A geometria fractal permite a interdisciplinaridade com diversos temas da Matemática e de outras áreas, desde as ciências naturais às econômicas e à tecnologia. O presente trabalho aborda a construção de um fractal como aplicação de um teorema muito importante da geometria plana, conhecido como Teorema de Napoleão. Aplicamos o Teorema de Napoleão em um triângulo equilátero obtendo a famosa estrela de Davi, as pontas da estrela formam novos triângulos equiláteros e o Teorema é novamente utilizado, este processo é aplicado sucessivamente e o resultado obtido é um fractal que se assemelha com a curva de Koch. O objetivo deste trabalho é encontrar o perímetro e a área do fractal, para isto, conceitos de geometria plana, semelhança e congruência de triângulos e também alguns tópicos de matemática discreta, sequências e séries numéricas serão necessários para atingir tal objetivo.
Downloads
Referências
BRITO, A. J.; CARVALHO, D. L. História da matemática em atividades didáticas: Utilizando a história no Ensino de Geometria. Natal: EDUFRN, 2005.
GONZAGA. G. C. S. Teorema de Napoleão: Origem, Demonstração e Aplicações. Dissertação (UFG) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
MACEDO, D. M. R. Resgatando alguns Teoremas Clássicos da Geometria Plana. Dissertação (UFC)- Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, 2014.
NUNES, R. S. R. Geometria Fractal e Aplicações. Departamento de Matemática Pura – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2006.