CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS PARA A ANÁLISE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARDO/SP

Autores

  • Fernando Henrique Vidal França Justiça Federal - Núcleo Administrativo
  • Danilo Ribeiro Universidade Estadual Paulista – UNESP

Palavras-chave:

hidrologia; processamento digital de imagens; análise ambiental; recursos hídricos

Resumo

O estudo sobre os fenômenos hidrológicos se constitui numa fonte importante de informações sobre o comportamento da água, fornecendo valiosos subsídios para a gestão dos recursos hídricos, nas escalas local, regional e global. No presente trabalho foi realizada uma análise análise crítico-construtiva dos produtos gerados por meio do processamento digital de imagens de satélite da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, na região da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos-04 do Estado de São Paulo. A análise dos mapas temáticos elaborados demonstrou como principal atributo da área delimitada para estudo o fato da maior parte de seu território ser composto por áreas de relevo planas ou suavemente onduladas, e ainda sub-bacias que apresentam elevadas declividades, combinação responsável por influenciar diretamente na acumulação da vazão de seus recursos hídricos, o que favorece expressivamente os potenciais regionais de produção de energia, agropecuário, industrial e comercial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CELARINO, A. L. S. O Quaternário Tardio na Bacia do Rio Pardo (MG e SP): análises morfométricas e evidências paleoambientais preservadas em solos e sedimentos de planícies fluviais. Campinas: Tese (Doutorado em Geografia – Universidade de Campinas, 2015.

CPTI – Cooperativa de Serviços e Pesquisas Tecnológicas e Industriais. Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Pardo (UGRHI-04). Relatório Técnico n.º 401/08. São Paulo: CPTI, 2008. 370p.

EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Súmula da 10ª Reunião Técnica de Levantamento de Solos. Serviço Nacional de Levantamento e Conservação dos Solos. Rio de Janeiro: 1979. 83p.

IPUIÚNA – Prefeitura Municipal de Ipuiúna. Rio Pardo, uma paixão. Histórias do Município. Disponível em: <http://ipuiuna.mg.gov.br/rio-pardo-uma-paixao/>. Acesso em: 2 set. 18.

LIMA, W. P. Princípios de Manejo de Bacias Hidrográficas.. Departamento de Ciências Florestais. Piracicaba: ESALQ/USP, 1976.

LIMA, W. P. Hidrologia Florestal Aplicada ao Manejo de Bacias Hidrográficas. Departamento de Ciências Florestais. Piracicaba: ESALQ/USP, 2008.

PORTO, R. L (Org.). Fundamentos para a Gestão da Água. São Paulo: FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos; SMA – Secretaria de Meio Ambiente, 2012. 232p. Disponível em: <https://www.ambiente.sp.gov.br/publicacoes>. Acesso em: 28 ago. 2018.

SIGRH – Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. CBH-PARDO. Portal do SigRH. Disponível em: <http://www.sigrh.sp.gov.br/cbhpardo/apresentacao>. Acesso em: 31 ago. 18.

Downloads

Publicado

2019-10-29

Edição

Seção

Artigo Científico Original

Como Citar

CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS PARA A ANÁLISE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARDO/SP. (2019). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 11(3), 75-83. https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/3256

Artigos Semelhantes

51-60 de 412

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.