RECONSTRUÇÃO 3D DE OSSOS A PARTIR DE IMAGENS DE RAIO-X

Autores

  • Paulo César Gomes de Almeida UNOESTE
  • Francisco Assis da Silva FIPP/UNOESTE
  • Mário Augusto Pazoti UNOESTE
  • Danillo Roberto Pereira UNOESTE
  • Almir Olivetto Artero UNESP

Palavras-chave:

Reconstrução 3D, Raio-X, Modelagem tridimensional de ossos

Resumo

Este trabalho apresenta uma metodologia para a construção de um modelo tridimensional do osso inferior da perna (tíbia) de um ser humano, a partir de imagens de Raio-X. A metodologia adotada para se obter o objeto 3D é deformar o modelo até corresponder às imagens de Raios-X (frontal e laterais esquerda e direita) da tíbia. Foram utilizados os seguintes algoritmos para segmentação das imagens de Raio-X e modelagem tridimensional: Canny, Border Following, Free Form Deformation (FFD) e o algoritmo de deformação desenvolvido neste trabalho. O aplicativo de visualização definido e implementado mostra a imagem tridimensional do osso da tíbia resultante da deformação do objeto 3D. Os resultados dos experimentos demostram a possibilidade de representar o osso humano real obtido a partir de imagens de Raio-X em um modelo 3D, porém, uma grande dificuldade para essa atividade foi a quantidade de imagens disponíveis para o projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Assis da Silva, FIPP/UNOESTE

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1998), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Ciências, programa de Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor titular da Universidade do Oeste Paulista.

Downloads

Publicado

2013-11-22

Como Citar

Almeida, P. C. G. de, Silva, F. A. da, Pazoti, M. A., Pereira, D. R., & Artero, A. O. (2013). RECONSTRUÇÃO 3D DE OSSOS A PARTIR DE IMAGENS DE RAIO-X. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 5(2), 87–108. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/945

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>