RECONSTRUÇÃO 3D DE CENAS E OBJETOS A PARTIR DE IMAGENS DIGITAIS

Autores

  • Fabrício Milanez Unoeste
  • Francisco Assis da Silva Unoeste
  • Flávio Pandur Albuquerque Cabral Unoeste
  • Leandro Luiz de Almeida Unoeste
  • Almir Olivette Artero UNESP
  • Marco Antônio Piteri UNESP

Palavras-chave:

Visão Computacional, Reconstrução 3D, Geometria Epipolar, Structure from Motion, Multi-View Stereo

Resumo

Novas tecnologias, como impressoras 3D, carros e robôs autônomos por exemplo, advindas de avanços em Visão Computacional e outras áreas, vem impulsionando um interesse cada vez mais elevado em pipelines robustos para reconstrução 3D, e em particular, a reconstrução de cenas. Por meio desses métodos, é possível criar uma aplicação que toma fotografias digitais de um objeto ou ambiente como entradas e é capaz de obter um modelo 3D que o represente. Este modelo então, pode ser utilizado em uma ampla gama de aplicações, tais como criação de assets de jogos digitais, manipulação de vídeos com efeitos especiais ou replicação de peças com o uso de impressora 3D, por exemplo. Neste trabalho, são abordados, apresentados, discutidos e implementados métodos que dizem respeito às diferentes etapas de um pipeline tradicional de reconstrução 3D, partindo somente de imagens digitais.

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Referências

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Publicado

2023-01-04

Como Citar

Milanez, F., Assis da Silva, F., Pandur Albuquerque Cabral, F., Luiz de Almeida, L., Olivette Artero, A., & Antônio Piteri, M. (2023). RECONSTRUÇÃO 3D DE CENAS E OBJETOS A PARTIR DE IMAGENS DIGITAIS. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 14(1), 102–119. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/4420

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