ASPECTOS TECNOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM COM ACESSIBILIDADE: A EXPERIÊNCIA COM O SCRAPBOOK

Autores

  • Alisson Fernando Coelho do Carmo Unoeste
  • Rafael Caldas de Oliveira
  • Mateus Oliveira Jerez
  • Ayrton Saito
  • Milton Hirokazu Shimabukuro

Palavras-chave:

Objeto de aprendizagem. Scrapbook. Acessibilidade. Inclusão.

Resumo

A utilização de recursos tecnológicos no contexto educacional acessível e inclusivo vem sendo incentivado, e cada vez mais utilizado. Este artigo tem o objetivo de apresentar o Objeto de Aprendizagem (OA) Scrapbook: A arte de decorar álbuns de fotografias. Tal OA foi construído para oferecer a possibilidade de desenvolvimento da arte do scrapbook para aqueles que não possuem materiais ou habilidades artesanais necessárias para a confecção manual do álbum. O OA Scrapbook oferece recursos de acessibilidade para atender necessidades de usuários, como deficiência visual e motora. No decorrer do texto, as etapas de desenvolvimento do OA são descritas, evidenciando a construção e recursos presentes em cada versão do mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-09

Como Citar

do Carmo, A. F. C., de Oliveira, R. C., Jerez, M. O., Saito, A., & Shimabukuro, M. H. (2013). ASPECTOS TECNOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM COM ACESSIBILIDADE: A EXPERIÊNCIA COM O SCRAPBOOK. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 3(2), 93–104. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/714