ROBOCODE COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE PROGRAMAÇÃO EM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI) DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG)
Palavras-chave:
Robocode, ensino, programação.Resumo
Esse artigo tem como propósito descrever uma experiência do uso da ferramenta Robocode no apoio ao ensino de programação, a fim de estimular o interesse em programação pelos alunos do curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Goiás. A experiência consistiu na organização e realização de um campeonato de Robocode. Ao final deste foi desenvolvida uma pesquisa com os alunos participantes em relação à atividade realizada, a fim de verificar os relatos destes em relação à ferramenta aplicada. Por fim são apresentados os resultados encontrados, que segundo os alunos, o Robocode pode ser uma ferramenta adequada para utilização na disciplina de programação, tornando-a mais divertida e interessante, por meio de atividades práticas reais. Os resultados observados incluem ainda desenvolvimento de novas habilidades e raciocínio logico, aumento da capacidade, aprimoramento do conhecimento, incentivo e motivação aos estudos e trabalho em equipe.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-02-11
Edição
Seção
Artigo Científico Original
Como Citar
ROBOCODE COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE PROGRAMAÇÃO EM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI) DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 85–95, 2017. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1480. Acesso em: 21 abr. 2025.