EXPERIMENTAÇÃO EM ASTRONOMIA: UMA PERSPECTIVA DA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL EM UMA LICENCIATURA EM FÍSICA
Resumo
No cenário atual do ensino de astronomia, este que está dentre os temas abordados no ensino básico, tem se mostrado aquém de sua relevância, importância e significado em sua apresentação, evidenciando os cursos de formação de professores das áreas correlacionadas ao tema. Mediante este contexto, este trabalho elucidou a elaboração, construção e aplicação de dois equipamentos que apresentem de forma experimental a relação orbital entre o Sol e a Terra e seus fenômenos. O primeiro equipamento o simulador Sol-Terra, cujo ilustra de forma externa os fenômenos pertinentes à correlação entre os dois astros, e o segundo, uma maquete do movimento relativo solar onde relaciona os fenômenos existentes ao cotidiano do estudante. Como complemento e não menos importante, o presente trabalho apresenta a aplicação do kit aos estudantes de uma licenciatura com a utilização de roteiros de aplicação juntamente com questionários para verificação do nível de conhecimentos dos alunos graduandos antes e após a aplicação do mesmo, objetivando averiguar a eficácia do equipamento, possíveis melhorias e modificações.