A INFLUÊNCIA DA REALIDADE VIRTUAL SOBRE A VELOCIDADE DA MARCHA E AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON

Autores

  • Augusto Cesinando de Carvalho Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Mariana da Cruz Souza Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho – UNESP
  • Paola Larissa de Araujo Biazini Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho – UNESP
  • Débora Toshimi Furuta Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Alice Haniuda Moliterno Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Nicoly Ribeiro Uliam Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Dyenifer Fernandes de Oliveira Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Isabella Cristina Leoci Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Isabela Bortolim Frasson Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Silas de Oliveira Damasceno Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Caroline Nunes Gonzaga Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Guilherme Yassuyuki Tacao Universidade Estadual Paulista - UNESP

Palavras-chave:

doença de parkinson realidade virtual, marcha, satisfação do paciente, fisioterapia

Resumo

A Realidade Virtual (RV) é uma ferramenta promissora utilizada na reabilitação de indivíduos com Doença de Parkinson (DP) pois promove aprendizagem motora pelo feedback multissensorial em tempo real. Trata-se de um estudo experimental de braço único cujo objetivo foi analisar a influência da RV sobre a velocidade da marcha e satisfação de indivíduos com DP. Na avaliação inicial (AV1) aplicou-se Teste de Caminhada de 10 metros (TC10), seguido do protocolo de 10 sessões com RV utilizando Nintendo WiiTM. Na avaliação final (AV2), aplicou-se novamente o TC10 seguido da Escala de Avaliação da Satisfação dos Pacientes Abreviada (SATIS-BR). O TC10 apresentou 0,91±0,20 na AV1 e 1±0,22 na AV2 não apresentando diferença significativa (p=0,187) enquanto a SATIS-BR pontuou 4,8±0,22 de um total de 5. Conclui-se que apesar do resultado não significativo, a velocidade da marcha foi mantida, expondo valores expressivos da satisfação dos participantes.

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Cesinando de Carvalho, A., Souza, M. da C., Biazini, P. L. de A., Furuta, D. T., Moliterno, A. H., Uliam, N. R., Oliveira, D. F. de, Leoci, I. C., Frasson, I. B., Damasceno, S. de O., Gonzaga, C. N., & Tacao, G. Y. (2020). A INFLUÊNCIA DA REALIDADE VIRTUAL SOBRE A VELOCIDADE DA MARCHA E AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 12(3), 1-9. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/3789

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